Friday, 30 May 2008

Processo Federal

No dia 26/05 nós enviamos nosso processo federal por Sedex 10. Como por aqui as coisas teimam em não funcionar , o Sedex 10 chegou apenas na quarta-feira com um dia de atraso.

Agora é aguardar a confirmação da abertura do processo pelo consulado e conjugar o verbo attendre.

À la prochaine,


Saturday, 24 May 2008

Notre CSQ est arrivé!!!

Depois de uma boa espera nosso CSQ chegou. Precisamente às 15:30h de hoje. E já está dentro do envelope juntamente com toda a documentação e formulários necessários.

Segunda-feira cedo está seguindo por SEDEX para o Consulado. Obrigado à todos que torceram conosco e bola pra frente!!!


Tuesday, 20 May 2008

A espera pelo CSQ

Hoje a paciência chegou ao limite e resolvi ligar para o BIQ para saber por onde andava nosso CSQ. Quem me atendeu foi bastante educada, consultou o stauts pelo meu nome e disse que nosso CSQ estava com ela e que iriam enviá-lo hoje.

Fiquei triste, pois estamos desde o dia 30 de Abril com a documentação pronta e esperando apenas o CSQ para dar entrada na etapa federal.

Paciência, existem coisas que não dependem de nós e no que depende de nossa iniciativa o processo anda.

Agora é esperar um pouco mais...


Lista de Blogs Brasil Canadá

Bonjour,

Desde que começamos nossa trajetória de imigração nós descobrimos o Universo dos blogs. Muitas vezes as informações são importantes e por isso estamos começando uma listagem de Blogs e gostaria que todos contribuíssem um pouco para que possamos manter a lista atualizada. Aqui vai o endereço.

Lista de Blogs Brasil Canadá

Merci d'avance,


Sunday, 18 May 2008

L'Olympique Lyonnais remporte son septième titre consécutif

* Photo L'Équipe

Esse final de semana o Lyon conquistou seu sétimo título consecutivo da liga franesa de futebol. Eu fico particularmente contente de ver alguém que conheci quando criança no Edif. Portal da Boa Vista chegar tão longe.

Parabéns para o Juninho que saiu de Pernambuco para brilhar no Rio e depois na França.


Saturday, 17 May 2008

La bonne table

Nós amamos a boa cozinha e os bons vinhos. Comer bem é um dos prazeres da vida. Como um pouco de informação não faz mal, aqui vai um trecho de uma matéria publicada no jornal Voir.

La saison du vin rosé - Rafraîchissants rosés
ARTICLE - 15 mai 2008 Nick Hamilton

Puisque les températures oscillent autour des 20 ºC, la saison du vin rosé est officiellement commencée. Produit saisonnier et très à la mode chez nous, le rosé est devenu LA boisson de choix durant la saison estivale.

LE ROSÉ, UN PRODUIT "IN"
Le rosé représente une faible part de la consommation de vin québécoise, mais sa popularité saisonnière est grandissante. À vrai dire, les rosés sont en vogue dans presque tous les marchés car c'est un vin simple, charmeur et sans prétention qui plaît au novice ainsi qu'à l'oenophile averti.

BIEN SERVIR LE ROSÉ
Vin de soif, on le boit à grandes lampées, seul ou en mangeant. Pour profiter pleinement de vos rosés, servez-les à une température d'environ 10 °C. Par conséquent, ils nécessiteront un séjour de 75 à 90 minutes au frigo. Si la soif vous presse, placez la bouteille dans un seau rempli d'eau et de glaçons pour une quinzaine de minutes.

ACCORDS METS-ROSÉS
Le rosé accompagne très bien les plats cuisinés de porc, de veau ou même de volaille, créant ainsi un mariage intéressant. Les poissons et fruits de mer lui vont à merveille, de même que les charcuteries et les saucissons. Merveilleux compromis entre blanc et rouge, le rosé est l'idéal compagnon des barbecues lors des belles journées d'été.


Tuesday, 13 May 2008

Nous attendons notre CSQ

Se alguém me perguntar qual o verbo francês que eu mais conheço vai se surpreender. Não é nem o avoir nem o être, mas sim o attendre. A conjugação é diária e em todos os tempos e forma possíveis.

As vezes o verbo passa a ser substantivo. Nesse exato momento nós estamos “en attente” pelo nosso CSQ. Para quem não está no processo isso pode parecer uma besteira, mas para nós que já decidimos imigrar isso é o mais complicado do processo.

Os prazos são muito longos e acontecem apenas por causa da burocracia. O jeito é esperar (versão em português do famoso verbo) que eles já tenham postado o documento.

Espero ter novidades em breve.

À la prochaine...


Saturday, 10 May 2008

Mel a subi une opération de hystérectomie

Na quarta-feira passada a Mel teve que se submeter a uma histerectomia. Ela tem uma doença genética, sarna demodécica, e por isso não deve reproduzir. A cirurgia é rápida e ela já está bem.

O mais complicado é que a gente precisa ficar de olho nela para que ela não coce os pontos e não lamba a região da cirurgia. Tentamos colocar o colar elisabetano nela, mas ela ficou muito impaciente e então desistimos.

Nesse período o Dino foi para uma pousada para cachorros que fica em Aldeia (Grande Recife). Na Pousada Animal todos os cachorros ficam soltos e ele não sente a menor falta da gente. É como uma colônia de férias...




Thursday, 8 May 2008

VIOLÊNCIA - O principal motivo para a nossa imigração

Esse assunto é recorrente e volta e meia nós temos de conversar sobre isso com alguém que simplesmente não entende nossos motivos para imigrar. O que eu acho mais interessante nisso tudo é que nós não andamos por aí nos metendo na vida de ninguém, muito menos falando sobre o que cada um deve fazer da sua vida.

Assim, dessa forma peço que entendam que nós dois estamos decepcionados com o Brasil. Não dá mais. Chegamos ao fundo do poço em termos de violência, corrupção e impunidade. E as coisas continuam piorando...

Como eu sempre achei que números falam melhor do que palavras, nesse exato momento em que escrevo essa mensagem o Estado de Pernambuco registra 1.594 homicídios apenas em 2008 (número atualizado aqui).

Já a província do Québec, que tem mais de 7,5 milhões de habitantes, registrou 93 homicídios no ano de 2006. O equivalente a uma taxa de 1,2 por 100.000 habitantes.

Por isso estamos saindo daqui. Quem quiser que fique e aumente seus muros, coloque cercas elétricas, blinde seus carros e viva em uma bolha de segurança.

EU TÔ FORA!!!!!!!


Wednesday, 7 May 2008

UFPE x Universidades Québec

Respondendo algumas dúvidas postadas.

No caso do histórico com dispensa basta pegar um histórico do curso antigo e solicitar as ementas. Tivemos que fazer isso, pois a Sô mudou de administração para Contábeis e o básico foi o mesmo.

Certamente vai ser necessário explicar isso na universidade canadense e não tenho a menor idéia de como vamos fazê-lo.

Passando para o mais complexo...

Pelo que pudemos verificar o processo varia de acordo com a área de formação e o campo de estudos que se quer fazer no Canadá. Nosso conselho seria conversar com as universidades. Se a profissão for regulamentada é interessante checar os exigências e caminhos com as ordens profissionais.

No caso de minha esposa que é contadora o processo começa por fazer a “Évaluation des études effectuées hors du Québec”. Depois dessa etapa ela enviará o resultado da évaluation, diploma, histórico escolar, ementas das cadeiras e respectivas traduções acreditadas para a universidade. A universidade vai se posicionar sobre o caminho acadêmico a ser seguido.

A ordem profissional escolhida, nesse caso CA (Comptable Àgrée), ratifica o caminho acadêmico ou adiciona algo ao caminho acadêmico definido pela universidade. Aí, é só cumprir as exigências lingüísticas da universidade, ser aceito, ter grana para estudar e ralar muito.

No caso dela o tempo total do processo para obter a filiação a ordem fica em cerca de 4 anos, sendo o primeiro ano de estudo integral. No final dos estudos/estágios existe uma prova obrigatória que testa os conhecimentos e é dificílima.

Já no meu caso a admissão para um MBA é mais simples. Ela passa pela Évaluation, TOEFL, GMAT, TFI e experiência profissional. Por outro lado eu vou competir por vagas diretamente com os locais, o que não acontece no primeiro ano de estudos da revalidação de contábeis.

Antes que alguém desanime o Governo oferece diversas bolsas de estudos para quem quer estudar em período integral. Infelizmente não temos maiores detalhes, pois ainda não tivemos tempo de pesquisar o assunto.


Tuesday, 6 May 2008

UFPE – A tecnologia em documentos


Estamos preparando a documentação para fazer a “Évaluation des études effectuées hors du Québec” e posterior envio para avaliação nas universidades. Na etapa das universidades é necessário o envio das ementas de cada disciplina e fomos a UFPE solicitar essa documentação.
Como se não bastasse a qualidade do atendimento dos funcionários, eu não consegui me conter ao ver a qualidade do material. Altamente tecnológico! E pasmem, estamos falando de uma das melhores universidades de informática do Brasil.
Sem comentários...


Sunday, 4 May 2008

LNH - La saison du Tricolore prend fim

* Du site des Canadiens

MONTRÉAL (PC) - Après avoir surpassé les attentes des observateurs et des partisans de l'équipe en remportant le championnat de l'Association Est en saison régulière, le Canadien a vu sa saison prendre fin abruptement, samedi, au terme du cinquième match du deuxième tour des séries éliminatoires.

Le Tricolore s'est démené avec l'énergie du désespoir, avant de finalement rendre l'âme 6-4 devant les Flyers de Philadelphie, qui étaient prêts à lui livrer une dure bataille.

Le but de Scotty Upshall à 3:04 de la fin du dernier vingt a propulsé les Flyers, sixièmes au classement dans l'Est, en finale d'association. Mike Knuble a complété dans le filet abandonné, avec 50 secondes à écouler.

R.J. Umberger a été le principal fossoyeur du CH. L'Américain natif de Pittsburgh a continué d'imiter son idole Mario Lemieux, en obtenant ses huitième et neuvième buts de la série. Il a de plus ajouté une passe. Mike Richards et Scott Hartnell ont fourni les autres réussites des gagnants.

Tomas Plekanec, Alex Kovalev, Chris Higgins et Andrei Kostitsyn ont marqué ceux du Canadien.

La cravate multicolore de l'entraîneur Guy Carbonneau n'a donc pas porté chance à l'équipe.

L'autre grande vedette des Flyers dans la série, le gardien Martin Biron, a fait face à 37 lancers.

Le jeune Carey Price a été mis à l'épreuve 35 fois.

Diantre, une avance!

Le Canadien avait repris là où il avait laissé à Philadelphie, à la différence qu'il a pris les devants pour la première fois de la série. Et deux fois plutôt qu'une!

C'est d'abord arrivé à 4:29 au cours d'une attaque massive. Plekanec a redirigé le tir-passe du défenseur Patrice Brisebois. Auparavant, Price avait réalisé un superbe arrêt de la jambière gauche aux dépens de Richards, qui a pu filer seul. Mark Streit a cafouillé à la ligne bleue adverse.

Les visiteurs ont fait 1-1 à 10:20, grâce au superbe effort individuel de Umberger, qui a concrétisé son retour de façon habile.

Le CH a ensuite repris l'initiative 68 secondes d'action plus tard. L'ardeur de Maxim Lapierre derrière le filet a profité à Kovalev, qui a vu la rondelle bifurquer sur son patin droit.

Effondrement

La deuxième période s'était bien amorcée pour le Canadien, qui a augmenté son avance à deux buts. Higgins a trouvé une rare faille dans la muraille de Biron, à 8:15. A ce moment, on croyait que la lecture du testament chez le notaire serait au moins repoussée d'une journée.

Le but controversé de Richards, à 14:02, a été l'amorce d'un revirement de situation autant inattendu que soudain. Moins de trois minutes plus tard, les Flyers menaient 4-3.

Richards a été crédité d'un but pour le moins inusité. Il a touché le disque que Umberger a envoyé vers l'objectif de son gant, apparemment. On a fait appel à la reprise vidéo. On a validé le but parce qu'on a jugé que le geste de Richards n'était pas intentionnel.

Umberger a créé l'égalité à 15:44 en prenant de vitesse le défenseur Roman Hamrlik et Price, à la droite du but. Hartnell a procuré les devants aux siens pour la première fois de la soirée, à 17:00. Sa frappe en entrée de zone sur le flanc gauche a surpris Price, tout juste au haut de sa jambière gauche.

Dans le public, c'était la consternation.

À l'attaque

Le Tricolore a redonné espoir à ses partisans, à 2:13 du troisième tiers. Kostitsyn a décoché un tir des poignets qui a laissé Biron pantois. Les équipes se sont par la suite joyeusement lancées à l'attaque.

Price a frustré Daniel Brière, qui a pu s'échapper devant lui de la ligne bleue des Flyers. La feinte du Gatinois, de gauche à droite, était belle.

Le Canadien a par la suite déployé une attaque massive, qui n'a pas fonctionné. Un peu plus tard, Guillaume Latendresse a vu son lancer toucher le poteau à la gauche de Biron.

* Presse canadienne


Saturday, 3 May 2008

Communauto - L’autre façon d’avoir une auto

Estava assisitindo o programa “La vie em vert” na TV5 agora a pouco e vi uma reportagem sobre o sistema de carros comuns. Achei bastante interessante. Aqui vai uma parte do texo do site da empresa que presta esse serviço.

+++++++++++++++++++++++++++++++

L’autre façon d’avoir une auto

Communauto (prononcer : « comme une auto ») met ses véhicules à la disposition exclusive de ses abonnés. En vous abonnant à Communauto, vous accédez à un parc d'automobiles qui se louent à petit prix pour une heure, une journée ou plus longtemps, selon vos besoins. Garées en plein cœur de votre quartier, ces voitures sont disponibles sans délai, jour et nuit.
C'est tout simple...

* Vous adhérez d'abord à Communauto par un contrat (minimum un an).

* Après quoi, un simple « clic » (si vous réservez par internet) ou un simple coup de téléphone suffit pour réserver une voiture, 24 heures par jour.

* Vous allez chercher la voiture désignée et la rapportez au même endroit à l'heure convenue.

* Chaque abonné a accès à tous les véhicules et ce, sans la présence d'un préposé.

* Les kilomètres parcourus pendant votre trajet sont indiqués sur un coupon de bord. À la fin du mois, une facture détaillée vous est postée à domicile.

* L’essence étant comprise dans les tarifs, vos achats d'essence, pour les véhicules de Communauto, sont crédités sur votre facture mensuelle.


Friday, 2 May 2008

Agradecimento....

Caros amigos,

Obrigado pelas postagens de incentivo e apoio. É impressionante como temos conhecido muitas pessoas na mesma situação que a nossa, desde o momento em que decidimos imigrar.

Temos aprendido muito com as experiências de cada um de vocês!

Merci à tous et j'espère qu'on se trouve sur internet et parfois personnellemment.

À bientôt...


Respostinhas...Eu odeio o Banco do Brasil

Parafraseando a Dani...

Cara Lúcia,

Primeiramente obrigado por passar pelo Blog e deixar sua opinião. Tentei lhe responder pessoalmente ou em seu Blog, mas isso não foi possível em virtude do seu perfil. Por isso comento aqui e espero que você leia.

Nós fizemos essa postagem num momento muito difícil de relacionamento com o Banco e possivelmente o que lhe chocou foi a nossa sinceridade, pois aqui no Brasil as pessoas normalmente não expõem de forma civilizada a sua insatisfação. O que rola normalmente é um grande “barraco”. Mas nós preferimos as manifestações democráticas.

Como a gente não se conhece, acho que é um pouco complicado para você dizer que a gente não liga para agradecer quando o gerente resolve alguma coisa pra gente. A gente faz isso sim. Sempre damos retorno e ligamos diversas vezes para agradecer ou para reclamar dos serviços.

O que aconteceu foi muito simples e possivelmente é bobagem para muitas pessoas com “falta de tempo”, mas não para nós. Somos exigentes, sérios e cumprimos com nossos compromissos, custe o que custar. Falta de tempo não é desculpa para falta de seriedade.

Não acho que o BB seja banco de pobre. Seu lucro é grande e ele tem o filé dos empréstimos governamentais que ele usa para fazer venda casada de seguros como contrapartida para os financiamentos. Isso é ilegal e aumenta muito o custo total da operação. Mas para isso o gerente tem tempo.

O procedimento que o BB teve conosco não foi em virtude de sobrecarga de trabalho, muito menos de esquecimento. Foi apenas mais um retrato da completa falta de respeito que em geral nós brasileiros temos com os outros brasileiros. E isso fica exacerbado numa estrutura de empresa pública onde os critérios de demissão estão longe de ser como em empresas privadas.

Se você está insatisfeita com seu trabalho faça como a gente. Mude! De emprego, de setor, de vida ou até mesmo de PAÍS!

Você manda em seu destino e o mundo converge para o rumo que você determinar. SONHE e MUDE!

À la prochaine!