Wednesday 7 May 2008

UFPE x Universidades Québec

Respondendo algumas dúvidas postadas.

No caso do histórico com dispensa basta pegar um histórico do curso antigo e solicitar as ementas. Tivemos que fazer isso, pois a Sô mudou de administração para Contábeis e o básico foi o mesmo.

Certamente vai ser necessário explicar isso na universidade canadense e não tenho a menor idéia de como vamos fazê-lo.

Passando para o mais complexo...

Pelo que pudemos verificar o processo varia de acordo com a área de formação e o campo de estudos que se quer fazer no Canadá. Nosso conselho seria conversar com as universidades. Se a profissão for regulamentada é interessante checar os exigências e caminhos com as ordens profissionais.

No caso de minha esposa que é contadora o processo começa por fazer a “Évaluation des études effectuées hors du Québec”. Depois dessa etapa ela enviará o resultado da évaluation, diploma, histórico escolar, ementas das cadeiras e respectivas traduções acreditadas para a universidade. A universidade vai se posicionar sobre o caminho acadêmico a ser seguido.

A ordem profissional escolhida, nesse caso CA (Comptable Àgrée), ratifica o caminho acadêmico ou adiciona algo ao caminho acadêmico definido pela universidade. Aí, é só cumprir as exigências lingüísticas da universidade, ser aceito, ter grana para estudar e ralar muito.

No caso dela o tempo total do processo para obter a filiação a ordem fica em cerca de 4 anos, sendo o primeiro ano de estudo integral. No final dos estudos/estágios existe uma prova obrigatória que testa os conhecimentos e é dificílima.

Já no meu caso a admissão para um MBA é mais simples. Ela passa pela Évaluation, TOEFL, GMAT, TFI e experiência profissional. Por outro lado eu vou competir por vagas diretamente com os locais, o que não acontece no primeiro ano de estudos da revalidação de contábeis.

Antes que alguém desanime o Governo oferece diversas bolsas de estudos para quem quer estudar em período integral. Infelizmente não temos maiores detalhes, pois ainda não tivemos tempo de pesquisar o assunto.


1 comments:

Anonymous said...

intindi...
vcs tão indo pra trabalhar, tem que se associar em uma ordre, etc,etc...

como meu plano é ir pra inicialmente voltar a estudar na université, é um procedimento diferente...
peguei isso no link que vcs postaram...
Vous voulez étudier à l’université?
Vous devez tout d’abord vous adresser directement à l’établissement
d’enseignement supérieur que vous voulez fréquenter. Les établissements
déterminent les conditions d'admission à leurs programmes d'études
et procèdent eux-mêmes à l'analyse des dossiers scolaires des candidats.

valeu,

abraços,

db