Bonjour à tous!
Acabamos de receber um e-mail informando que a próxima rodada de entrevistas acontecerá em Abril/2008. O melhor de tudo é que a entrevista para quem mora nas regiões norte e nordeste deverá acontecer aqui em Recife (nosso bolso agradece).
Os detalhes do agendamento serão informados depois do Carnaval.
Agora é só esperar, segurar a ansiedade e estudar Francês.
À bientôt,
Fá
Thursday, 27 December 2007
Entreveu de sélection
Friday, 21 December 2007
Final de ano...
Caros Amigos,
Essa semana nós concluímos o nível 4 do francês na Aliança e agora estamos de férias das aulas até fevereiro. Acho que vai ser bom ficar sem estudar por um tempo. Espero que os neurônios se recuperem...
Nessa época de final de ano muitas pessoas ficam emotivas. É a época de analisar esse ano, ver o que fizemos da lista de 2006 e o que ficou para ser feito em 2008.
O engraçado de tudo isso é que nenhum de nós dois está nesse espírito de festas. Não sei se tem a ver com a decisão de imigrar, mas não estamos nem um pouco no clima. Nossos dias tem sido normais.
Será que já estamos sentindo falta da neve no nosso Natal:)
Apesar de não estar no clima, aproveito para desejar boas festas a todos os que visitam esse nosso espaço e em especial para vocês que estão no Canadá. Essa época longe da família deve ser difícil, ainda mais com – 30 de temperatura.
Antes que eu me esqueça, amanhã é o dia mais importante do ano. Pelo menos para a Sô (é o aniversário dela). Para você meu amor, eu desejo tudo de bom que a vida puder lhe oferecer: paz, saúde, sucesso e um visto de imigração para o Canadá. Parabéns!
Acho que é tudo. Boas festas!
Fá
Monday, 17 December 2007
Career strategies - Bridge to employment
Dear friends,
I saw this article today and I think it's really interesting. I just hope that by the time we arrive at Québec this program is already there.
Fá
+++++++++++++++++++++++++++++++
The Canadian Immigrant - November 2007
Career Strategies
Bridge to employment
The nonprofit Career Bridge program helps connect internationally trained professionals with meaningful work in Ontario and now B.C.... Article’s link
Friday, 14 December 2007
Notre fin de semaine passé
Bonjour à tous !
Cette fin de semaine nous avons reçu notre ami québécois, Tony, chez nous. Samedi nous avons déjeuné avec lui et deux amis de l’Alliance Française. C’était très intéressant et nous avons pu lui demander beaucoup d’informations sur la ville de Québec.
Dimanche, nous avons écouté de la musique brésilienne et nous avons enregistré des CD pour lui. Puis, nous sommes allés au restaurant « Bode », dans le centre de Recife, et à la « Livraria Cultura ».
Nous avons parlé français pendant toute la fin de semaine et nous sommes très heureux de notre français. Maintenant, nous pensons nous installer dans la ville de Québec grâce à sa qualité de vie.
Nous voulons remercier à notre professeur de français de l’Alliance Française, qui nous aide beaucoup depuis le debut de notre cours de français.
C’est tout ! À la prochaine.
Fá
Tuesday, 11 December 2007
Comentários
Essa postagem é dedicada a dois casais que conhecemos no VII Encontro Recife Québec. Essa semana eles postaram suas preocupações com o processo de imigração e com o que vai ficar para trás quando eles partirem. Como opinar sobre a vida de outras pessoas é sempre complicado, eu vou falar um pouco sobre a minha experiência de vida.
Meus pais vêm de famílias humildes e sempre lutaram muito para dar a mim e a minha irmã a melhor educação que eles puderam oferecer. Eu sempre estudei em escolas particulares, mas o dinheiro sempre era regrado e nunca tivemos luxo. O que sempre tivemos foram os exemplos de seriedade e trabalho que eles nos deram.
Minha vida profissional começou aos 18 anos, quando cursava o segundo período do curso de Administração da UFPE. Eu trabalhei como estagiário em diversas empresas até chegar a ser funcionário.
Em 96 veio a primeira grande incerteza, pois a multinacional onde eu trabalhava começou a fazer muitas mudanças em sua estrutura. Ao invés de ficar sentado esperando para ver o que iria acontecer, eu fui atrás e achei um emprego numa empresa de corretagem de produtos têxteis. Nesse momento eu tive que abrir mão de ser empregado para ser pessoa jurídica sem nenhum direito trabalhista.
Depois de três anos aprendendo muito e com muito sucesso eu tive desgastes quando quis ganhar mais $$$, apesar de eu ter criado um departamento e da empresa estar faturando muito dinheiro comigo. Como o incomodado era eu, me mudei para a Paraíba para ser gerente comercial de uma fábrica que eu representava.
Foram dois anos de aprendizado e aí veio uma das decisões mais difíceis da minha vida: continuar como empregado pessoa jurídica ou abrir meu escritório de representação. Decisão tomada, bola pra frente e escritório aberto. Até hoje com muito sucesso.
É por isso que eu acho que na vida a gente anda pra frente. Com erros e acertos, mas anda pra frente. Durante essas mudanças eu escutei muita coisa. Dentre elas as que mais “gostei” foram:
1) Você precisa ficar mais tempo em uma empresa!
2) Como é que você vai sair de uma multinacional?
3) Você não deve passar a ser pessoa jurídica. Você não terá nenhum direito!
4) A gente sabe que você fez um grande trabalho, mas você precisa esperar para receber aumento (enquanto isso o patrão enriquece).
A gente se conhece a poquíssimo tempo, mas se vocês me derem a liberdade de dizer alguma coisa para vocês eu direi o seguinte:
Nunca percam a fé naquilo que vocês acreditam. Não percam a fé na opção de viver em um país melhor, mais justo, seguro e com vergonha na cara.
Um abraço bem grande e quando esse pessoal do baixo astral estiver por perto falem o mínimo possível sobre o projeto de vocês. Às vezes as pessoas falam para agradar, mas o resultado é diferente.
Fá
Monday, 10 December 2007
EU ODEIO O BANCO DO BRASIL
Caros Amigos,
Sempre que a gente acha que já está acostumado com as coisas do Brasil alguma novidade acontece e a gente vê como esse país ainda pode nos surpreender de forma negativa.
Hoje nós tivemos mais um problema com o Banco do Brasil. Aliás, faz dois meses que o serviço deles está muito pior do que já era e os problemas não se resolvem, mas dessa vez foi demais.
Para os que não nos conhecem, nós somos extremamente preocupados com nossa vida financeira e sempre fazemos questão de pagar as nossas contas em dia. Hoje nós tínhamos um pagamento grande para fazer e iríamos precisar antecipar uma grana do cartão de crédito para completar o pagamento.
Tentamos fazer a operação pela internet, mas não conseguimos e depois de 5 ligações para a agência nós finalmente conseguimos falar com nosso gerente. Ele nos disse que o cadastro estava vencido e que a gente precisava enviar por fax o faturamento para ele atualizar o cadastro e realizar a operação.
Nós passamos o fax às 11:00h e confirmamos a recepção. As palavras dele foram: “Vou fazer isso agorinha...”
Por volta das 17:00h eu tive a curiosidade de checar a conta e vi que o crédito não havia sido feito. Liguei para a agência para falar com o gerente e ele me disse que não tinha dado para fazer o crédito e que ele achava que amanhã resolveria.
Minha esposa ficou muito chateada, mas respirou fundo, ligou para ele, disse que não seria mais necessário fazer a antecipação e que provavelmente amanhã estaria indo a agência para encerrar as contas-correntes.
Como todo bom funcionário público ele disse: TUDO BEM!
Desculpem a expressão, mas minha vontade foi de mandar ele pra pqp! Como diz o ditado, pimenta no dos outros é refresco. Não era ele que ia atrasar os pagamentos. Esse tipo de coisa tira a gente do sério. Custa avisar que não vai dar pra fazer? É duro viver num lugar onde as pessoas não pensam nas consequências de seus atos.
Passado o estresse as decisões tomadas foram as seguintes: Vamos encerrar a conta da empresa e da pessoa física do Banco do Brasil.
Por isso a frase do dia é: EU ODEIO O BANCO DO BRASIL.
À bientôt,
Fá
Thursday, 6 December 2007
Patrons cherchent désespérément employés - Le Devoir
Depois da postagem de ontem aqui vai uma boa notícia para quem quer ir para o Québec. A integra da reportagem pode ser lida aqui
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Patrons cherchent désespérément employés
Le Devoir - Édition du samedi 01 et du dimanche 02 décembre 2007
Fabien Deglise
Quand la démographie donne des maux de tête aux commerçants
Les périodes des Fêtes se suivent mais ne se ressemblent pas forcément dans le commerce de détail. À preuve, depuis quelques semaines, les marchands de vêtements, de meubles, de bijoux et de chandelles odorantes semblent avoir ajouté une nouvelle décoration dans leurs vitrines, pas très loin de la branche de sapin illuminée et du père Noël en plâtre.
De format carré, cet ornement occupe en permanence une place de choix sur les devantures, affichant sans ambages ses couleurs: «Recherché: conseillère en vente, assistante gérante, temps plein ou temps partiel. Apportez votre CV.»
Cette formule consacrée semble aussi se répandre comme une traînée de poudre dans les rues marchandes de Montréal, Trois-Rivière, Québec ou Rimouski, prouvant ainsi que, pour la cuvée 2007 de la grande fête de la consommation, les propriétaires de commerces aimeraient voir entrer dans leurs établissements beaucoup de clients, certes, mais aussi des vendeurs, des caissiers, des livreurs, des magasiniers et des gérants potentiels afin de répondre à leurs offres d'emploi. «Avant, les commerçants faisaient de la publicité pour attirer des consommateurs», résume Patricia Lapierre, directrice générale de Détail Québec, le comité sectoriel de la main-d'oeuvre dans le domaine de la vente. «Maintenant, ils doivent aussi mettre à profit des outils de marketing pour séduire de nouveaux employés.»
Cette quête incessante...
Wednesday, 5 December 2007
Haja Impunidade e Violência!
Bonjour à tous!
Aqui vai uma postagem rápida para quem nos pergunta quais são os motivos para a gente imigrar. Na verdade é o título de uma reportagem do Uol de 04/12/2007 e o link para o site de uma ONG que aborda a violência no Recife, a capital brasileira dos homicídios.
Manchete do Uol
“Plenário do Senado absolve Renan e senador escapa mais uma vez de cassação”.
ONG
PE Body Count - http://www.pebodycount.com.br
Como tem sido difícil viver aqui...
Fá
Sunday, 2 December 2007
VII Encontro Recife Québec
Bonsoir!
Hoje nós fomos ao nosso primeiro encontro do grupo Encontro Recife Québec.
Nossa impressão do grupo? Foi boa, mas havia muitas pessoas que sabiam muito pouco sobre o processo de imigração através do Québec e isso em alguns momentos levou a discussão para pontos bastantes básicos.
Por outro lado isso mostra que existem novos “imigrantes potenciais” e isso aumenta o número de pessoas que como nós desejam se estabelecer no Québec.
O momento mais interessante veio no final do encontro quando o grupo ficou reduzido e nós pudemos conversar informalmente. Aí deu para conhecer melhor alguns dos presentes como: Jorge, Dani/Hamilton, Luiz/Ana.
Ficamos um pouco tristes, pois nossos colegas de Aliança não puderam ir, mas c’est la vie!
À la prochaine!
Fá
Saturday, 1 December 2007
Tony - Nosso primeiro amigo québécois
Bonjour à Tous!
Meus sogros têm uma pequena pousada no litoral sul de Pernambuco e essa semana eles nos ligaram e disseram que tinha um québécois hospedado lá (Ele se chama Tony). A gente achou isso bem legal e resolvemos aproveitar a oportunidade de ter informações concretas sobre o dia a dia de alguém que vive na Ville du Québec.
Quem já passou pelo processo de imigração sabe que nessa fase a curiosidade pelo Québec só não é maior que a vontade de imigrar...
Enfim, como agora ele está hospedado em Olinda, nós marcamos para jantar com ele em uma agradável cantina que fica na Rua Prudente de Morais (Dom Francesco – Tel. 81-3429-3852). A propaganda é de graça, pois o Francesco e a Norma são duas figuras!
No início a gente estava um pouco incomodado por sair com alguém que a gente não conhece, afinal de contas nós temos a honra de morar na capital mais perigosa do Brasil, mas como ele não é brasileiro...Ça va!
O Tony é francês e imigrou para o Canadá há cinco anos. Ele também passou pelo mesmo processo de CSQ e o processo dele durou 10 meses.
Felizmente duas coisas boas aconteceram durante o jantar, o Tony é bastante simpático e educado e por incrível que pareça o nosso Francês funcionou bem! Nous sommes très contents!
Como é bom perceber que existe vida fora dos carros blindados, condomínios com cercas elétricas e segurança privada.
Em resumo, foi uma noite bastante agradável e creio que fizemos nosso primeiro amigo québécois.
À la prochaine,
Fá