Tuesday 11 December 2007

Comentários

Essa postagem é dedicada a dois casais que conhecemos no VII Encontro Recife Québec. Essa semana eles postaram suas preocupações com o processo de imigração e com o que vai ficar para trás quando eles partirem. Como opinar sobre a vida de outras pessoas é sempre complicado, eu vou falar um pouco sobre a minha experiência de vida.

Meus pais vêm de famílias humildes e sempre lutaram muito para dar a mim e a minha irmã a melhor educação que eles puderam oferecer. Eu sempre estudei em escolas particulares, mas o dinheiro sempre era regrado e nunca tivemos luxo. O que sempre tivemos foram os exemplos de seriedade e trabalho que eles nos deram.

Minha vida profissional começou aos 18 anos, quando cursava o segundo período do curso de Administração da UFPE. Eu trabalhei como estagiário em diversas empresas até chegar a ser funcionário.

Em 96 veio a primeira grande incerteza, pois a multinacional onde eu trabalhava começou a fazer muitas mudanças em sua estrutura. Ao invés de ficar sentado esperando para ver o que iria acontecer, eu fui atrás e achei um emprego numa empresa de corretagem de produtos têxteis. Nesse momento eu tive que abrir mão de ser empregado para ser pessoa jurídica sem nenhum direito trabalhista.

Depois de três anos aprendendo muito e com muito sucesso eu tive desgastes quando quis ganhar mais $$$, apesar de eu ter criado um departamento e da empresa estar faturando muito dinheiro comigo. Como o incomodado era eu, me mudei para a Paraíba para ser gerente comercial de uma fábrica que eu representava.

Foram dois anos de aprendizado e aí veio uma das decisões mais difíceis da minha vida: continuar como empregado pessoa jurídica ou abrir meu escritório de representação. Decisão tomada, bola pra frente e escritório aberto. Até hoje com muito sucesso.

É por isso que eu acho que na vida a gente anda pra frente. Com erros e acertos, mas anda pra frente. Durante essas mudanças eu escutei muita coisa. Dentre elas as que mais “gostei” foram:

1) Você precisa ficar mais tempo em uma empresa!
2) Como é que você vai sair de uma multinacional?
3) Você não deve passar a ser pessoa jurídica. Você não terá nenhum direito!
4) A gente sabe que você fez um grande trabalho, mas você precisa esperar para receber aumento (enquanto isso o patrão enriquece).

A gente se conhece a poquíssimo tempo, mas se vocês me derem a liberdade de dizer alguma coisa para vocês eu direi o seguinte:

Nunca percam a fé naquilo que vocês acreditam. Não percam a fé na opção de viver em um país melhor, mais justo, seguro e com vergonha na cara.

Um abraço bem grande e quando esse pessoal do baixo astral estiver por perto falem o mínimo possível sobre o projeto de vocês. Às vezes as pessoas falam para agradar, mas o resultado é diferente.


1 comments:

Nós4 said...

Merci beaucoup pour l'aide quand nous étions desolés!!
Maintenant, nous sommes ok!! Mais, comment allez-vous??

Bisous!!

Dani e Hamilton

PS: Será que com mais um casal decidido a ir pra Ville de Québec, mon mari va décider la même chose??:-)