Wednesday 27 August 2008

Trois-Rivières

Na terça-feira deixamos a Ville de Québec e viemos para Trois-Rivières, já que nossa viagem foi traçada considerando as cidades onde existem universidades.

Estamos hospedados num B&B nas margens do rio, com uma vista muito legal e já visitamos uma fábrica de queijos e fizemos um cruzeiro de 90 minutos pelo rio. A cidade é pequena, mas tudo é no lugar.

Infelizmente a Sô não curtiu muito o tamanho de cidade, embora as cidades pequenas daqui tenham uma boa estrutura de transporte, comércio e educação. Mas decididamente, a cidade ganha disparado de Sherbrooke.

Aqui as casas são bem cuidadas e a cidade é limpa. Pelo que podemos perceber ao conversar com a dona do B&B, Thérèse, uma francesa que imigrou para o Québec há algumas décadas, a cidade tem se voltado para o turismo e isso a gente percebe em alguns detalhes.

O que ela também comentou no café da manhã de hoje foi que no Québec existe muito preconceito com relação aos imigrantes. E que também existe racismo. Isso mesmo, racismo. A gente já tinha percebido isso, mas quando alguém que mora aqui diz isso o peso é maior.

Antes que alguém se revolte, ela também fez questão de reforçar que a situação tem melhorado e o preconceito relativo aos imigrantes tem diminuído nos últimos anos. Ela acha que isso acontece em virtude do aumento da escolaridade da população. No Québec nós descobrimos que há poucas décadas as mulheres não iam à escola.

Ficamos por aqui.

À la prochaine!!!


0 comments: