Saturday 30 August 2008

Reta Final

Hoje é nosso penúltimo dia no Canadá e já estamos com aquela saudade...

Saudade do francês, das pessoas, da organização e do respeito. Uma das coisas mais marcantes para mim foi perceber a relação dos canadenses com o Poder Público.

Explico...Durante nossa viagem nós visitamos o parlamento em Ottawa e fizemos um tour gratuito. E quando estávamos lá dentro, a ficha caiu para muita coisa. Aqui no Canadá o Parlamento é realmente a casa do povo e serve ao povo.

Em seu jardim externo TODOS podem se sentar, fazer seu lanche, praticar esportes e a noite, no verão, existe uma projeção de imagens na fachada do parlamento que conta a história do Canadá. Sem PM, PF e com muito, mas muito respeito ao visitante e as instituições.

Para muita gente isso é bobagem, mas para quem vem de um país onde os políticos são praticamente todos corruptos e cada vez mais distantes da população, o simples fato de podermos visitar o Parlamento de bermuda e num clima de respeito é algo que não tem preço.

Sabemos que a perfeição é divina e não buscamos isso no Canadá. Mas depois de três meses por aqui podemos dizer que o que vimos da organização do país superou o que imaginávamos e hoje temos certeza de que fizemos uma boa escolha.

Sabemos que aqui existem problemas e preconceito, mas sabemos também que as instituições funcionam e que nosso sucesso dependerá em grande parte do nosso esforço. Estamos certos de que aqui estaremos em casa...chez nous.

Mudando um pouco de assunto...

Ontem nós fomos as compras já que nosso planejamento é chegar por aqui em Fevereiro e precisaremos de roupas de inverno. Compramos botas impermeáveis adequadas a temperaturas de até -30C, polar, luvas, "couche intermédiaire" e "couche de base". Nós já tínhamos os "impermeables" e gastamos uma boa grana.

Agora já estamos preparados para a chegada por aqui e o único problema atual é arrumar espaço nas malas para tudo o que compramos :) Roupas de inverno custam caro, mas como não temos nem idéia do que será o clima daqui, relaxamos e gastamos a grana...

Mudando de assunto novamente...

No final da tarde tivemos um encontro com um "amigo de blog" o Alexandre do J'Arrive Québec. Foi uma conversa breve, mas muito legal. Eles já estão bem encaminhados e os dois trabalhando. Fico imaginando que esse assédio de quem chega por aqui e quer conhecê-los as vezes deve ser um saco para eles. Por isso, aqui fica nosso agradecimento pelo tempo que ele nos dedicou...

Fico por aqui que vamos dar uma última volta por Montréal....


3 comments:

Rafael França Melo said...

Olá, pessoal!

Fico feliz que vocês voltem com a convicção de que tomaram uma boa descisão. Quando chegar a hora de vir pra valer, vocês chegarão aqui com uma clareza que, imagino, a maioria das pessoas que chegam não têm. Esperamos vocês no ano que vem, então.

Abraços,

Rafael e Tininha

Alexandre said...

Oi !

Foi um prazer conhecer vocês. Infelizmente deixamos para última hora e acabou sendo rápido. Naquele dia estava bem cansado e achei que fosse mais tarde. Trabalhar cansa...rs..
Espero ter podido ajudar em alguma coisa. Vocês são um belo exemplo de novos imigrantes, super bem informados e tem tudo para dar certo por aqui !
Aguardo vocês aqui depois.
Abs
Ale

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.