Uma coisa que me tira o sono atualmente é a crise financeira mundial e a forma como todas as pessoas, entidades e Governos têm lidado com esse problema made in USA.
Durante muitos anos os americanos e especuladores mundiais globalizados fizeram fortuna sem produzir um único produto. Nem mesmo uma folha de papel. Sem ter a menor idéia do que é uma cadeia produtiva, depreciação, relações de trabalho ou o dia-à-dia de um empresa do mundo real.
Tudo em nome de alavancar as operações e rentabilizar carteiras de fundos de Private Equities.
E essa farra foi feita com dinheiro fácil em cima da promessa de que o mecado iria sempre subir. E essa promessa se tornou uma crença e todos acreditavam que iriam sempre ganhar no mercado financeiro.
Durante os últimos anos, o poder econômico passou dos Governos para as Agências de Ratings, e essas agências detêm o poder de decidir o futuro de grandes corporações como a General Motors, que ontem teve seu rating rebaixado e suas ações despencaram para o patamar mais baixo desde 1950.
Isso mesmo amigos, 1950! E quem paga essa conta? Quem é que vai dar emprego para os funcionários da GM no futuro? A Agência de Riso? Ou os Bancos de Investimentos dos EUA que recentemente quebraram na emenda?
Mas foram os Bancos que quebraram. E assim como no Brasil, seus ex-diretores continuam ricos e vão muito bem obrigado. Até agora eu não ouvi ninguém falar em processar os executivos dos Bancos.
E o mais engraçado de tudo é ouvir da boca de alguns americanos que o Governo deve intervir no mercado e fazer investimentos diretos nos bancos. Parece que o mundo enlouqueceu...
Cadê os liberais e as regras do mercado livre? Estão estatizando o mercado financeiro?
Assim como a sociedade precisa de boas regras de comportamento social, o mercado financeiro precisa de regras e limites de funcionamento. Caso contrário, vira o que estamos vendo atualmente.
Eu sinceramente espero que para o mercado fique a lição de que experiência e prudência são sempre bons requisitos para qualquer atividade. Se você não dá sua empresa para um gestor inconsequente administrar, adote o mesmo princípio para o seu dinheiro.
Eu tenho visto vários operadores do mercado dizendo que os investidores não devem sair da bolsa, mas pessoalmente eu duvido muito que o dinheiro deles esteja lá.
Eu tinha um pouco de dinheiro em fundo de ações e já tirei de lá quando a coisa apertou. Realizei o prejuizo e agora estou em renda fixa. Se eu tivesse permanecido na bolsa eu já teria perdido mais.
Mas eu creio que prejuízo também se deve realizar. Infelizmente, a maioria das pessoas só realiza lucros. Mas isso é pessoal.
Eu ainda acho que as Bolsas vão continuar caindo e que ainda é hora de realizar os prejuízos evitando maiores perdas. É o chamado Stop Loss. E esse conceito existe para isso.
À la prochaine...
Friday, 10 October 2008
Crise Financeira
Tuesday, 7 October 2008
O dólar e o mercado financeiro - Coisas que não dependem da gente
Uma das coisas que fazemos com regularidade é planejar a nossa vida financeira. Principalmente desde que decidimos imigrar para o Canadá.
Já nos desfizemos da maioria das coisas que tínhamos para vender e passamos nossa reserva para aplicações em renda fixa. Tudo isso foi planejado e feito sem pressa a medida que o processo de imigração foi andando.
Mas como sempre, na vida existem fatores que não dependem da gente e nesse caso específico a cotação do dólar acaba de nos dar uma cacetada na cabeça.
Nesse exato momento a moeda dos EUA está sendo negociada a exatos R$ 2,26 no câmbio comercial.
Acho que é desnecessário dizer o impacto que isso tem na vida de quem planejou a imigração em cima de uma taxa de câmbio de R$ 1,80.
Nesses momentos a gente se pergunta se podia ter feito alguma coisa para evitar esse problema, mas nesse caso em particular a pancada foi recebida sem que a gente soubesse de onde ela veio.
Paciência e bola pra frente...
Ps: E o dólar fechou a R$ 2,31