Uma coisa que me tira o sono atualmente é a crise financeira mundial e a forma como todas as pessoas, entidades e Governos têm lidado com esse problema made in USA.
Durante muitos anos os americanos e especuladores mundiais globalizados fizeram fortuna sem produzir um único produto. Nem mesmo uma folha de papel. Sem ter a menor idéia do que é uma cadeia produtiva, depreciação, relações de trabalho ou o dia-à-dia de um empresa do mundo real.
Tudo em nome de alavancar as operações e rentabilizar carteiras de fundos de Private Equities.
E essa farra foi feita com dinheiro fácil em cima da promessa de que o mecado iria sempre subir. E essa promessa se tornou uma crença e todos acreditavam que iriam sempre ganhar no mercado financeiro.
Durante os últimos anos, o poder econômico passou dos Governos para as Agências de Ratings, e essas agências detêm o poder de decidir o futuro de grandes corporações como a General Motors, que ontem teve seu rating rebaixado e suas ações despencaram para o patamar mais baixo desde 1950.
Isso mesmo amigos, 1950! E quem paga essa conta? Quem é que vai dar emprego para os funcionários da GM no futuro? A Agência de Riso? Ou os Bancos de Investimentos dos EUA que recentemente quebraram na emenda?
Mas foram os Bancos que quebraram. E assim como no Brasil, seus ex-diretores continuam ricos e vão muito bem obrigado. Até agora eu não ouvi ninguém falar em processar os executivos dos Bancos.
E o mais engraçado de tudo é ouvir da boca de alguns americanos que o Governo deve intervir no mercado e fazer investimentos diretos nos bancos. Parece que o mundo enlouqueceu...
Cadê os liberais e as regras do mercado livre? Estão estatizando o mercado financeiro?
Assim como a sociedade precisa de boas regras de comportamento social, o mercado financeiro precisa de regras e limites de funcionamento. Caso contrário, vira o que estamos vendo atualmente.
Eu sinceramente espero que para o mercado fique a lição de que experiência e prudência são sempre bons requisitos para qualquer atividade. Se você não dá sua empresa para um gestor inconsequente administrar, adote o mesmo princípio para o seu dinheiro.
Eu tenho visto vários operadores do mercado dizendo que os investidores não devem sair da bolsa, mas pessoalmente eu duvido muito que o dinheiro deles esteja lá.
Eu tinha um pouco de dinheiro em fundo de ações e já tirei de lá quando a coisa apertou. Realizei o prejuizo e agora estou em renda fixa. Se eu tivesse permanecido na bolsa eu já teria perdido mais.
Mas eu creio que prejuízo também se deve realizar. Infelizmente, a maioria das pessoas só realiza lucros. Mas isso é pessoal.
Eu ainda acho que as Bolsas vão continuar caindo e que ainda é hora de realizar os prejuízos evitando maiores perdas. É o chamado Stop Loss. E esse conceito existe para isso.
À la prochaine...
Showing posts with label crise EUA. Show all posts
Showing posts with label crise EUA. Show all posts
Friday, 10 October 2008
Crise Financeira
Labels:
Banco,
crise EUA,
dólar,
impunidade
Sunday, 28 September 2008
Crise dos EUA. O que é mesmo Economia de Mercado?
Eu sei que o nosso espaço aqui deve ser usado para falar do nosso processo de imigração, mas diante dessa crise do mercado financeiro eu não posso ficar sem ironizar a "liberdade de mercado dos EUA."
Lá a liberdade funciona de uma forma que se as empresas derem lucro essa parte fica com os acionistas e se der prejuízo o Governo paga a conta.
Isso tudo seria muito engraçado se não fosse trágico. O modelo econômico norte americano é tão frágil quanto as finanças de uma pessoa que vai sempre se envididando para poder continuar comprando.
E o que acontece nesse ponto? Surge a crise financeira atual do mercado hipotecário. E isso sempre acontece, pois nenhum mercado sobe ou desce sempre.
Agora os EUA querem que o mundo, que durante vários anos deu dinheiro para eles consumirem, pague a conta da falta de seriedade das suas instituições bancárias.
Sem comentários.
E ainda tem agência de classificação de risco e comentaristas econômicos que dizem que investir em papéis do Governo dos EUA é seguro. Colocando isso em termos práticos, você emprestaria dinheiro para alguém que deve a todo mundo e não tem condições de pagar a dívida?
Pois essa é a situação econômica dos EUA.
Lá a liberdade funciona de uma forma que se as empresas derem lucro essa parte fica com os acionistas e se der prejuízo o Governo paga a conta.
Isso tudo seria muito engraçado se não fosse trágico. O modelo econômico norte americano é tão frágil quanto as finanças de uma pessoa que vai sempre se envididando para poder continuar comprando.
E o que acontece nesse ponto? Surge a crise financeira atual do mercado hipotecário. E isso sempre acontece, pois nenhum mercado sobe ou desce sempre.
Agora os EUA querem que o mundo, que durante vários anos deu dinheiro para eles consumirem, pague a conta da falta de seriedade das suas instituições bancárias.
Sem comentários.
E ainda tem agência de classificação de risco e comentaristas econômicos que dizem que investir em papéis do Governo dos EUA é seguro. Colocando isso em termos práticos, você emprestaria dinheiro para alguém que deve a todo mundo e não tem condições de pagar a dívida?
Pois essa é a situação econômica dos EUA.
Update da Sô: Vi essa charge na semana passada e ela é uma ótima ilustração para o post do Fá.

Fonte: TV5.org
Labels:
crise EUA
Subscribe to:
Posts (Atom)