Monday 12 October 2009

Decepção Canadense...

As duas últimas semanas foram muito difíceis pra gente. Vou tentar explicar.

Nós participamos do prcesso de recrutamento da ordem dos Chartered Accountants em Vancouver. Basicamente você vai a eventos de networking e conversa com pessoas das firmas durante o mês de Setembro e no final do mês você aplica para Articling Positions para começar o programa da ordem profissional trabalhando em uma das firmas dentro de um ano.

Depois de irmos a TODOS os eventos de networking, visitar algumas firmas e colocar horas e mais horas de esforço nos formulários de aplicação, que foram devidamente revisados por um experiente professor de inglês, nós não conseguimos NENHUMA entrevista. Isso mesmo, nenhuma entrevista.

Eu sou formado em Administração de Empresas e a Sô é CONTADORA e trabalhou 5 anos numa das grandes empresas de auditoria do mundo. Ambos estamos estudando na melhor universidade de contabilidade daqui, a UBC, e não conseguimos ser entrevistados.

O que me deixou mais puto com a situação foi que diversos estudantes que estão no mesmo curso que a gente e sem experiência profissional nenhuma foram chamados para entrevistas. As únicas diferenças que existem entre a gente e quem foi para entrevistas é que essas pessoas são canadenses e são cerca de 10 anos mais jovens.

Para um país que prega a igualdade entre as pessoas eu devo dizer que a prática é bem diferente do discurso e quando isso acontece com você é difícil de pensar positivamente. A vontade é de mandar todo mundo pra m.... e arrumar as malas pra voltar para o Brasil. Pelo menos no Brasil a gente já sabe que não tem direitos e essa hipocrisia não existe.

Quem me conhece sabe que eu trabalhei muito para realizar o sonho de morar no Canadá, então vocês podem imaginar como eu estou decepcionado com o sistema para estar pensando em voltar para o Brasil.

Vamos ver se a poeira baixa e a decepção passa, mas quando você perde a confiança no sistema é difícil.

Fui...


8 comments:

Anonymous said...

Vi que o titulo é "Le Québec Nous Attend"
Imagino que você foi selecionado por Québec, donc provavelmente você tem o perfil de fazer sucesso no Québec.

Vancourver e a UBC nao sao no Canadá Ingles?

Vem pra quebec você também!

Diogo Lopes said...

Não tenho nada pratico pra dizer que poderia ajudar, mas deixo aqui minha torcida.
Sou testemunha do esforço e planejamento de vcs.
Espero que consigam o que querem ou se não, descubram um "plano z" que motive a não voltarem.

Gleydson said...

Oi Sô! Oi Fá! Oi Dino! Oi Mel! Rerererere...

Eu já até tinha visitado o blog de vocês... Agora sim foi ligado o nome às pessoas (e cães). :-)

Muito bom encontrar vocês ontem. Amigos de Ornilo e Adriana já são nossos amigos também. Um grande prazer finalmente conhecê-los.

Quanto à decepção, eu, Fá e Nilo conversamos bastante ontem. Claro que não é nada agradável, mas a guerra continua. Com mais suadeira fica ainda mais valorizado.

Abração pra vocês!

tropcanadians said...

Poxa, lendo esse post até eu fiquei meio abatida. Espero que essa situação seja contornada...numa hora dessas não tem muito o que dizer, a não ser, como Diogo mesmo disse, torcer de longe. De todas as pessoas que conheci vcs foram de longe aquelas que mais fizeram e estão fazendo por onde tudo isso dar certo. Vcs se prepararam e continuam se preparando e tem uma boa dose de paciência. Vou torcer daqui para que a força, a paciência e a tão típica garra de vcs prevaleça e vcs continuem lutando. Força! Força! beijão

Unknown said...

Ola! Estou iniciando meu processo de imigração e estava dando uma olhada no seu blog e fiauei com uma duvida... Vcs moraram em Québec e depois foram para Vancouver?? Je n'ai pas compris...

Luiz said...

É cara, nao é facil mesmo. Mas agora q esta aí... FAÇA ACONTECER !!! :D Desiste nao! Mude os planos, mas manda ver q vcs sao competentes, e deve existir outra saida, nem q seja numa provincia mais provinciana ;)

Abs e nao desitam!
Luiz

Manda said...

Queridos,

Os sonhos nos fazem agir, porém só a força e persistência nos levam adiante. Não desistam, só vocês mesmos podem dizer o que podem e o que não podem fazer, ninguém mais. Por quantas dificulades passamos todos os dias? Se aas coisas não acabaram bem é porque ainda não acabaram!!! Estamos sempre torcendo por vocês!!! Beijos

Ravi said...

Oi, meu nome é Ravi, eu estou em Calgary e, atualmente, pensando em ir para Vancouver.

O pessoal que é crítico do sistema de imigração Canadense fala a mesma coisa - o governo fala uma coisa, mas quando você chega aqui a realidade é outra. Eu acho que tanto faz se você estivesse em Quebéc ou em Vancouver, esta ducha de água fria ia vir de qualquer jeito.

Meu primeiro emprego aqui (eu vim com Work Permit) era uma bosta, o segundo foi um parto para conseguir (foram mais de 3 meses procurando em uma área em que há falta de profissionais), o terceiro (onde eu estou agora), foi mais fácil. Acho que o diferencial foi que, depois de quase dois anos aqui, eu já tinha mais "experiência Canadense".

Queira ou não queira, às vezes vale mais a pena para eles contratar um Canadense não tão letrado na área do que contratar um imigrante com MUITO mais experiência - eu acho que o problema do primeiro emprego é que eles não querem "tentar" ninguém de fora, já que o risco de dar m* deve ser mais alto. Acho que o governo tem que continuar investindo mais e mais para reverter este quadro e educar os empregadores, já que este é um problema de quem já é estabelecido aqui, e não de quem está chegando.

Se eu posso dar um conselho, é para baixar as espectativas e deixar as coisas rolarem - já que o que você quer, da maneira que você quer, pode demorar à chegar.

Desculpe se fui meio negativo, mas é que é o que eu acho mesmo. Imigrar não é fácil, arrumar emprego é meio barra e pensar em voltar todo mundo pensa.

Inclusive eu - a diferença é que a gente pensa MESMO em voltar em uns dois ou três anos.

Abraços, Ravi.