Wednesday 30 April 2008

Notre CSQ

Nós estamos extremamente contentes com o resultado de nossa entrevista. Foram vários dias de preparação, não apenas para entrevista, mas de pesquisa e planejamento de nossa imigração para o Canadá. Antes do relatar como foi a entrevista gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram nessa etapa. Nossos amigos dos Blogs, dos encontros de futuros imigrantes, da Aliança Francesa, nossas famílias e nossas professoras de francês. Vocês todos fazem parte do nosso sucesso. Agora vamos aos fatos:

Nossa entrevista estava marcada para as 10:00h e nós chegamos ao Hotel por volta das 09:15h. Ficamos aguardando na recepção e por volta da 09:50h o senhor Daniel Leblanc se identificou e pediu para que nós o acompanhássemos.

Quando nós chegamos à sala para efetuar a entrevista ele conversou um pouco conosco, cremos que para quebrar o gelo, e depois começou a entrevista, sempre de forma bastante profissional e tranqüila. Esse foi um detalhe realmente importante, pois estávamos ansiosos.

Primeiramente ele nos pediu os passaportes, depois os diplomas, seguidos dos históricos escolares. Ele perguntou sobre o nível do curso de contabilidade da UFPE e fez algumas observações breves.

Terminada essa etapa, passamos a descrição da nossa experiência profissional e deu um pouco de trabalho para explicar o porquê de nossa declaração de IRPF ser conjunta e o porquê da minha participação nas duas empresas ser pequena, mas acho que conseguimos explicar que era em virtude do planejamento tributário.

Passamos então aos motivos que nos levaram a imigrar e falamos um pouco da violência no Recife, e dos problemas decorrentes da concentração de renda. Ele perguntou porque escolhemos o Québec e colocamos que temos uma grande identificação com o modelo de social democracia do Québec, pelos valores sociais e que também levamos em conta o fato de que minha esposa terá de estudar pelo menos 3 anos na universidade para poder estar apta a passar no exame da ordem e ser contadora e isso custa bem mais barato no Québec.

Acho que foi aí que ele colocou alguns pontos relativos às ordens de contadores e sobre as dificuldades do exame da ordem CA, mas a gente já estava ciente disso e citamos um contato que temos dentro de uma universidade canadense e quando ele percebeu que tínhamos pesquisado o assunto tudo ficou mais tranqüilo.

No mais conversamos um pouco sobre a cidade, os bairros e a francisação. Ele nos deu algumas dicas e ficamos muito gratos especialmente pela sugestão de uma empresa que faz transporte de animais, pois comentamos que nossos dois cães irão conosco.

Ambos recebemos elogios pelo nosso francês e ele me encorajou a procurar um emprego logo depois da chegada. Segundo ele meu francês é bom e como tenho inglês fluente não terei dificuldades para me recolocar.

Nossa sugestão para a entrevista é ser transparente e objetivo. Verificar se toda a documentação está correta e se preparar para explicar bem seus estudos, sua vida profissional e seu projeto de imigração. No nosso caso, o entrevistador fez perguntas para ver se havia contradição, por isso fomos sempre sinceros e objetivos, inclusive sobre o projeto de inserção de minha esposa no mercado de trabalho já que ela só deve trabalhar após o primeiro ano de estudos.

Agora é esperar que o correio entregue o CSQ, pois o envio será feito na próxima semana diretamente de São Paulo.

Acho que é tudo.

À la prochaine...


Saturday 26 April 2008

Le guide "Apprendre le Québec"

Nos últimos dias a gente tem pesquisado e se dedicado de corpo e alma a preparação para a entrevista. Para muitos isso é besteira e o importante é dizer o que o entrevistador quer ouvir e passar pela etapa.


Mas para nós esse é o começo da estruturação de nosso projeto de imigração e tudo o que estamos fazendo vai ajudar na adaptação. Logo após a nossa entrevista eu vou postar os detalhes da nossa preparação e do que fizemos, mas de antemão aqui vai uma sugestão de leitura que eu considero como sendo a "bíblia" da imigração ao Québec.
Façam o download e consultem.


Tuesday 22 April 2008

Canadiens - Une série derrière la cravate

Depois de dar fortes emoções a seus torcedores os "Habs" passaram a próxima fase dos playoffs da LNH. Para praticar o francês aqui vai uma reportagem do site oficial do Canadiens.

Bonne lecture!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

MONTRÉAL – Ce n’était pas toujours joli, plus difficile que prévu, mais les Canadiens ont tout de même triomphé des Bruins lors d’une autre série éliminatoire. Ça vous dit quelque chose?

Cela passera probablement à l’histoire comme une autre défaite crève-cœur de Boston aux mains du Tricolore, mais après avoir été poussé à la limite de sept matchs malgré une avance de 3 à 1 dans la série, les Canadiens ont rappelé aux autres équipes du circuit de quel bois ils se chauffaient réellement.

« C’est certain que les choses ne sont pas déroulées comme nous l’avions prévue, mais nous avons continué de nous battre », a souligné Carey Price qui a signé son deuxième jeu blanc de la série. « Nous savons tous, dans ce vestiaire, qu’il n’y a personne qui va abandonner. »

Au-delà du fait que leur entraîneur-chef portait sa cravate chanceuse, les joueurs des Canadiens savaient fort bien ce qu’ils avaient à faire pour accéder à la ronde suivante.

« Tout au long de la saison, nous nous sommes créé une identité : nous travaillions forts et nous utilisions notre vitesse », a indiqué Steve Bégin qui a terminé la rencontre avec sept mises en échec. « Nous n’avions pas encore trouvé notre identité en séries. Ce soir, on l’a trouvé. »

Quelques casiers plus loin dans le vestiaire des Canadiens, un attaquant au style quelque peu différent de Bégin abondait dans le même sens que le fougueux numéro 22.

« À un moment donné dans la série, nous avons cessé de jouer le style qui nous a permis d’être ici », a déclaré Alex Kovalev, auteur de six points au cours de la série. « Nous avons commencé à jouer comme eux et tentions de prouver que nous étions une équipe plus robuste qu’eux. Une fois que nous avons arrêté de jouer leur style de jeu, cela prend parfois un certain temps avant de retrouver son style, mais nous l’avons retrouvé ce style axé sur la vitesse. »

Après avoir laissé filer une avance de 1 à 0 après 20 minutes de jeu lors des matchs numéros cinq et six, l’heure n’était toutefois au grand discours lorsque les Canadiens ont de nouveau retraité au vestiaire avec cette même mince avance après la première période. Les points sur les « i » et les barres sur les « t » avaient déjà été ajoutés.

« Il y n’avait pas vraiment grand-chose à dire avant la deuxième période parce que ce n’était pas nécessaire. Saku a dit tout ce qui avait à dire après la sixième rencontre à Boston », a révélé Mike Komisarek. « Nous savions tous ce que nous avions à faire. Nous sommes arrivés prêts à livrer bataille et étions préparés à payer le prix pour faire le travail. »

Auteur du filet vainqueur, Komisarek, tout comme ses coéquipiers, ne voulait tout simplement pas connaître un été similaire à celui de 2007.

« On faisait face à une situation similaire à l’an dernier lorsque nous avons perdu le dernier match de la saison régulière pour être écartés des séries», a conclu Komisarek. C’était la même chose : tu gagnes et tu continues, tu perds et tu t’en retournes à la maison. Personne ne voulait retourner à la maison. »

Les Canadiens recevront plutôt leurs prochains adversaires, soit les Rangers ou Flyers, au Centre Bell à compter de jeudi.

Alexandre Harvey écrit pour canadiens.com


Saturday 19 April 2008

Preparação para a entrevista

Essa semana nós pegamos pesado na preparação para a entrevista com o conselheiro de imigração que ocorrerá no dia 30/04. Como não conseguimos fazer nada pela metade, a overdose de informações e detalhes sobre a província do Québec e o Canadá tem sido grande.

Embora cansativo, o estudo da sociedade/economia nos fez conhecer vários aspectos interessantes do nosso futuro país. Para aqueles que estão se preparando para imigrar eu aconselho pesquisar tudo o que puderem sobre o futuro “lar”.

Os sites oficiais têm todas as informações que vocês puderem imaginar e nesse aspecto a internet é maravilhosa. Usem-na! Baixem Podcasts e assistam TV pela intenet. É de graça e prepara bem os ouvidos para a pronúncia.

Na próxima semana iremos trabalhar essa “salada” de informações com nossa professora particular, ajustando os ponteiros para a entrevista.

Agora vou encerrar esse post que daqui a pouco começa o jogo de “Hockey sur Glacê” do “Montréal Canadiens” e o maluco aqui vai tentar ouvir pela internet. É um ótimo teste de compreensão oral... Go Habs!


Wednesday 9 April 2008

Antecedentes Criminais

Ontem nos demos entrada nos antecedentes criminais da Polícia Federal e da Polícia Civil do Estado. Foi tudo tranquilo e rápido, mas é preciso ter cuidado com relação a PF, pois eles têm uma declaração que é on-line, mas essa declaração ainda não é aceita no exterior.

Para quem tiver dúvidas com relação ao procedimento para retirar os documentos por favor veja a postagem da Dani a esse respeito.

À la prochaine!