Wednesday 30 April 2008

Notre CSQ

Nós estamos extremamente contentes com o resultado de nossa entrevista. Foram vários dias de preparação, não apenas para entrevista, mas de pesquisa e planejamento de nossa imigração para o Canadá. Antes do relatar como foi a entrevista gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram nessa etapa. Nossos amigos dos Blogs, dos encontros de futuros imigrantes, da Aliança Francesa, nossas famílias e nossas professoras de francês. Vocês todos fazem parte do nosso sucesso. Agora vamos aos fatos:

Nossa entrevista estava marcada para as 10:00h e nós chegamos ao Hotel por volta das 09:15h. Ficamos aguardando na recepção e por volta da 09:50h o senhor Daniel Leblanc se identificou e pediu para que nós o acompanhássemos.

Quando nós chegamos à sala para efetuar a entrevista ele conversou um pouco conosco, cremos que para quebrar o gelo, e depois começou a entrevista, sempre de forma bastante profissional e tranqüila. Esse foi um detalhe realmente importante, pois estávamos ansiosos.

Primeiramente ele nos pediu os passaportes, depois os diplomas, seguidos dos históricos escolares. Ele perguntou sobre o nível do curso de contabilidade da UFPE e fez algumas observações breves.

Terminada essa etapa, passamos a descrição da nossa experiência profissional e deu um pouco de trabalho para explicar o porquê de nossa declaração de IRPF ser conjunta e o porquê da minha participação nas duas empresas ser pequena, mas acho que conseguimos explicar que era em virtude do planejamento tributário.

Passamos então aos motivos que nos levaram a imigrar e falamos um pouco da violência no Recife, e dos problemas decorrentes da concentração de renda. Ele perguntou porque escolhemos o Québec e colocamos que temos uma grande identificação com o modelo de social democracia do Québec, pelos valores sociais e que também levamos em conta o fato de que minha esposa terá de estudar pelo menos 3 anos na universidade para poder estar apta a passar no exame da ordem e ser contadora e isso custa bem mais barato no Québec.

Acho que foi aí que ele colocou alguns pontos relativos às ordens de contadores e sobre as dificuldades do exame da ordem CA, mas a gente já estava ciente disso e citamos um contato que temos dentro de uma universidade canadense e quando ele percebeu que tínhamos pesquisado o assunto tudo ficou mais tranqüilo.

No mais conversamos um pouco sobre a cidade, os bairros e a francisação. Ele nos deu algumas dicas e ficamos muito gratos especialmente pela sugestão de uma empresa que faz transporte de animais, pois comentamos que nossos dois cães irão conosco.

Ambos recebemos elogios pelo nosso francês e ele me encorajou a procurar um emprego logo depois da chegada. Segundo ele meu francês é bom e como tenho inglês fluente não terei dificuldades para me recolocar.

Nossa sugestão para a entrevista é ser transparente e objetivo. Verificar se toda a documentação está correta e se preparar para explicar bem seus estudos, sua vida profissional e seu projeto de imigração. No nosso caso, o entrevistador fez perguntas para ver se havia contradição, por isso fomos sempre sinceros e objetivos, inclusive sobre o projeto de inserção de minha esposa no mercado de trabalho já que ela só deve trabalhar após o primeiro ano de estudos.

Agora é esperar que o correio entregue o CSQ, pois o envio será feito na próxima semana diretamente de São Paulo.

Acho que é tudo.

À la prochaine...


6 comments:

TAZ said...

Parabéns pelo CSQ! E boa sorte com a documentação do federal ... creio que ficar conjugando o verbo attendre não seja fácil!
Nós ainda estamos no início, daremos entrada no processo daqui a 1 mês. brrrrr que frio na barriga :)
Um abraço e felicidade para vocês!

Olhares e Lentes said...

Mais uma vez, Parabéns!!!
Adorei seus cachorros!
Beijos!

Babi e Wal said...

Parabéns pelo CSQ, Fá e Sô!
Realmente, LaSalle é uma excelente opção... a gente adorou morar lá! O acesso ao centre-ville é fácil e em LaSalle encontramos qualidade de vida e tudo de que precisámos. Nunca vimos uma situação de violência por lá.

Boa sorte a vocês nas próximas etapas!
Abraços.

Anonymous said...

Parabéns pessoal
Vi o recado de vocês no blog do Luiz e Ana "Choque térmico"
Acredito que estaremos indo para lá mais ou menos na mesma época ... Espero que continuemos a trocar figurinhas ..
Abraço
Simone

Sem passado said...

Amigos de jornada,

Parabéns por essa grande conquista, é muito bom passar essa fase com êxito não é mesmo?

Nossa entrevista foi dia 09/04 e também conseguimos nossos CSQ's, para nós foi uma grande conquista também.

Agora estamos aguardando meus atestados de antecedentes criminais dos Estados Unidos para então podermos iniciar a fase Federal.

Um grande abraço à vocês.

Ricardo e Rosangela

Luiz said...

Aeee.... parabens!!!! Agora sim o caminho esta aberto. Logo-logo estarao aqui... e se preparem para o frio!!!! Proximo natal sera debaixo de neve!! :D

Abs
Luiz Claudio