Friday 31 October 2008

Política de Imigração

Nos últimos dias nós acompanhamos uma discussão e alguns comentários de amigos sobre um texto publicado no jornal Metro por um senhor chamado James Bisset.

No texto ele aborda algumas questões sobre a imigração que são tratadas de uma forma superficial e vazia.

As políticas de imigração são traçadas com metas de longo prazo e qualquer pessoa que tenha o mínimo de capacidade de reflexão chegará a conclusão de que uma recessão de 1 ou 2 anos não justifica a mudança dessas políticas.

Isso não quer dizer que não haverá crise, pois isso ninguém discute, mas uma recessão não significa que o mundo vai acabar e não deve ser usada para justificar preconceitos ou protecionismos.

Digo isso, pois na minha visão o autor demonstra claramente suas tendências protecionistas e xenófobas. E para justificá-las, se esconde atrás da crise.

Pessoas como ele utilizam o medo para ter poder. Trata-se da mesma linha de controle que foi utilizada por alguns dos movimentos mais perigosos da história da humanidade.

Vocês podem observar que o autor chega a citar um estudo efetuado por um professor da renomada Simon Fraser University como exemplo para as suas posições, mas em nenhum momento cita onde a pesquisa está disponível para consulta, qual foi a sua finalidade e nem os parâmetros em que foi realizada.

Vamos refletir um pouco sobre essa pesquisa...

Como vocês acham que o pesquisador teve acesso aos impostos pagos por TODOS os imigrantes canadenses entre os anos de 1990 e 2002? Vocês acham que a receita do Canadá passou isso para ele? Algo me diz que esses dados não estão completos e podem ter sido estimados.

E ainda que os dados estejam corretos, quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela imigração? Em cursos profissionalizantes, cursos de línguas, cursos de revalidação...

E as tarifas que pagamos durante o processo?

Será que o impacto dos imigrantes empresários que em seus negócios geram empregos e contribuem com o crescimento do país foi considerado pelo autor?

E todos os anos em que estudamos em nossos paises e chegamos no Canadá formados sem que eles tenham gasto um só dólar na nossa formação? Isso não deve ser ponderado?

Eu sinceramente gostaria de ler textos escritos por canadenses que falassem da necessidade de integrar melhor os imigrantes. Textos que abordassem o corporativismo de algumas ordens profissionais que tornam a revalidação de nossos estudos praticamente impossível.

Textos que falem do absurdo que é a situação da saúde pública no Canadá que não aceita a maioria dos diplomas de outros países e ao mesmo tempo não faz nada para formar mais médicos.

E por que não há vagas nas garderies públicas? Como pode um imigrante procurar emprego se tiver que pagar $ 30,00 por dia em uma garderie privada.

Por que a espera pela francisão chega a até 6 meses? Quem paga as despesas durante esse período de espera?

Eu apenas acho que é isso que deve ser discutido.


1 comments:

vidanovavilleduquebec said...

Olá,
td bem???
Concordo plenamente com você.
Tem um video na net que fala o oposto sobre os imigrantes...dêem uma olhada.
Abraços
http://www.tqs.ca/videos/cafeine/2007/01/l-immigration-au-quebec---une-tres-grande-richesse-5947.php