Friday 19 September 2008

Français + English = Montréal

Depois desses três meses vividos no Québec eu pude confirmar a minha suspeita inicial de que por lá a gente precisa falar bem Francês e Inglês.

Claro que para algumas profissões específicas o conhecimento de uma das línguas é suficiente. Nesse grupo eu coloco os profissionais de T.I. e os professores de línguas, mas para quem vai encarar processos seletivos para cargos que necessitem de maior relacionamento com o público, ou com outras provínvias, o pré-requisito é ser bilíngue.

É óbvio que ninguém do Governo do Québec vai te dizer isso, ainda mais com toda essa coisa de separatismo, mas eu cito isso aqui por achar que esse ponto é muitas vezes negligenciado por nós futuros imigrantes que achamos que o francês é suficiente.

Como tem sempre alguém que desconfia do que a gente escreve eu sugiro uma rápida busca por um emprego na sua àrea de auação para constatar que apenas uma das línguas oficiais não é suficiente. Utilizem o Jobboom ou o Monster que são os mais conhecidos e tirem suas próprias conclusões.

Por isso eu tomei uma decisão e a parttir dessa semana eu comecei a estudar as duas línguas e posso dizer com 100% de certeza que não é uma experiência agradável, mesmo para quem tem um conhecimento aprofundado do inglês.

Tem horas que o cérebro não processa a informação corretamente e você acaba metendo palavras onde não deve. Eu sinceramente espero que em breve ele se acostume com isso.

Quando penso na mistura de idiomas eu me lembro de um diálogo que acompanhamos quando estavamos passeando por Westmount e duas senhoras conversavam. Uma falava em francês e a outra respondia em inglês.

É mole?


2 comments:

Rafael França Melo said...

Outro dia eu tava esperando o elevador no prédio onde eu trabalho e chegaram dois caras e uma menina. Os caras falavam entre si em inglês, a menina dava pitacos na conversa em francês e os caras a respondiam também em francês. That's Montréal, mon ami! Abraços.

Nós4 said...

Exatamente, pessoal!!
Tem gente no Brasil que se "chateia" quando damos a dica de estudarem TAMBÉM inglês!
"Mas, o pessoal da imigração só exige francês!", argumentam muitos.
A vida exige inglês e se vier pra Montreal, isso é mais verdadeiro ainda.
Por isso colocamos um post que diz que "seu idioma depende do seu". E temos visto mesmo isso de pessoas bilíngues, falando as duas línguas numa mesma conversa.
Então, let's study english and french!!:-)

E quem não quiser aceitar isso, vai ter problemas por aqui!

Beijão a vocês dois!!

PS: Próximo post que vamos colocar: o problema das garderies... Vai ter gente que não vai gostar...