Monday 22 September 2008

Carros e Montadoras – O Custo do Mercado Protegido no Brasil

Uma das coisas que eu realmente não consigo entender é a diferença de preço dos carros entre o Brasil e o Canadá. E se considerarmos o poder aquisitivo da população a situação fica ainda mais séria.

Tenho conhecidos que trabalham no segmento e eles dizem que os preços altos são consequência dos impostos, mas eu sinceramente não acredito nessa versão.

Até porque se a diferença fosse apenas impostos os carros para deficientes físicos que são vendidos com todas as isenções fiscais seriam mais baratos que no Canadá.

Isso é apenas mais uma das coisas que me dão a sensação de que algumas coisas no Brasil são ridículas em termos econômicos.

Seja qual for a razão, essa diferença de preço faz com que os brasileiros sejam obrigados a comprar carros de péssima qualidade e sem recursos de segurança pelo preço que os canadenses compram carros modernos e seguros.

Nessas horas eu me pergunto...Cadê a Globalização?

Aqui vão alguns exemplos de preços considerando os preços de tabela de alguns carros acrescidos dos impostos canadenses equivalentes ao nosso ICMS calculados em 12,5%, lembrando que em Alberta esse imposto sera de 5%.

Honda Civic
Canadá – CAN$ 22.050,00 x 1,8 = R$ 39.690,00
Brasil – R$ 65.460,00

Nissan Sentra
Canadá – CAN$ 20.388,00 x 1,8 = R$ 36.698,00
Brasil – R$ 59.500,00

Toyota Corola
Canadá – CAN$ 18.382,00 x 1,8 = R$ 33.087,00
Brasil – R$ 59.989,00

Bingo...Essa é a diferença entre uma economia de mercado e uma economia protecionista!!!


1 comments:

Alexandre said...

Oi !

Adiciono uma coisa no seu post: Os juros.

A Honda vende por 1,9% AO ANO. Se deixar um depósito(recebe de volta no fim do contrato) de $ 1000, cai pra 1,4%. Aumentando para $2000, financia em 0%.

Estes juros são até mesmo pra quem tem pouco tempo de Canadá e trabalho.

As montadoras americanas cobram até uns 8% AO ANO.

Abs
Ale
http://www.jarrivequebec.blogspot.com/