Sunday 4 January 2009

Deixando de ser sedentário

Faz alguns anos que eu não sei o que é estar em forma. Para ser sincero, desde 95 minha vida está mais para trabalho e cervejinha do que para atividades esportivas.

As viagens de lazer sempre estavam atreladas a boa mesa e ao conforto. Depois que casamos já fomos visitar, leia-se comer e beber bem, na Argentina, Chile, Serra Gaúcha, França (Champagne, Alsácia e Bourgogne) e Itália (Chianti e Montalcino).

Não é que eu não goste de esportes. Muito pelo contrário. Adoro esportes. Futebol, Volei e Futebol Americano são os meus preferidos e creio que em breve o Hóquei no Gelo vai entra nessa lista. Afinal de contas, para morar no Canadá o convívio com esse esporte vai ser inevitável.

Mas por alguma razão a atividade esportiva esteve fora da minha vida, até Outubro/Novembro do ano passado, quando resolvi que 94Kg eram demais para meus 1,82m de estatura.

A partir dai eu conversei com a Sô e começamos a caminhar na orla da Praia da Boa Viagem em Recife. O ritmo eu diria que era de passeio, mas mesmo assim caminhar por 30 minutos parecia uma eternidade.

Aos poucos fomos aumentando a carga e esse ano eu comecei o dia 01 de Janeiro com uma série que tem no total 22 minutos de caminhada e 21 minutos de corrida leve e estou com 91,5 Kg. Para mim é uma vitória para alguém que a cerca de 3 meses não conseguia subir a escada.

A série da Sô tá mais leve com cerca de 30 minutos de caminhada e 10 de corrida leve. Tudo porque nos 20 dias que ela passou em Porto Alegre ela só fez o esforço de comer churrasco e beber cerveja.

Não estamos fazendo regime e comemos de tudo no final do ano, sem restrições, mas estamos tentando inserir uma alimentação mais sadável no cardápio.

A idéia é manter a rotina de treinos entre 3 e 4 vezes por semana e ir evoluindo aos poucos até atingir uma condição na qual possamos participar tranquilamente de provas de 5K. Quem sabe no futuro até 10K, mas dando um passo de cada vez e respeitando o limite do corpo.

Um feliz ano novo para todos e quando eu atingir 30 minutos de corrida eu posto a novidade por aqui.


1 comments:

Luiz said...

Tb estou entrando na onda dos exercícios.... :))) Voltar a natacao, passar a levar uns tombos de esqui... vida saudável sempre na agua, seja quentinha, seja cristalizada....rs

Ta chegando o diaaaaa !!! :D Espero q de tudo certo p/ vcs!