Friday 10 October 2008

Crise Financeira

Uma coisa que me tira o sono atualmente é a crise financeira mundial e a forma como todas as pessoas, entidades e Governos têm lidado com esse problema made in USA.

Durante muitos anos os americanos e especuladores mundiais globalizados fizeram fortuna sem produzir um único produto. Nem mesmo uma folha de papel. Sem ter a menor idéia do que é uma cadeia produtiva, depreciação, relações de trabalho ou o dia-à-dia de um empresa do mundo real.

Tudo em nome de alavancar as operações e rentabilizar carteiras de fundos de Private Equities.

E essa farra foi feita com dinheiro fácil em cima da promessa de que o mecado iria sempre subir. E essa promessa se tornou uma crença e todos acreditavam que iriam sempre ganhar no mercado financeiro.

Durante os últimos anos, o poder econômico passou dos Governos para as Agências de Ratings, e essas agências detêm o poder de decidir o futuro de grandes corporações como a General Motors, que ontem teve seu rating rebaixado e suas ações despencaram para o patamar mais baixo desde 1950.

Isso mesmo amigos, 1950! E quem paga essa conta? Quem é que vai dar emprego para os funcionários da GM no futuro? A Agência de Riso? Ou os Bancos de Investimentos dos EUA que recentemente quebraram na emenda?

Mas foram os Bancos que quebraram. E assim como no Brasil, seus ex-diretores continuam ricos e vão muito bem obrigado. Até agora eu não ouvi ninguém falar em processar os executivos dos Bancos.

E o mais engraçado de tudo é ouvir da boca de alguns americanos que o Governo deve intervir no mercado e fazer investimentos diretos nos bancos. Parece que o mundo enlouqueceu...

Cadê os liberais e as regras do mercado livre? Estão estatizando o mercado financeiro?

Assim como a sociedade precisa de boas regras de comportamento social, o mercado financeiro precisa de regras e limites de funcionamento. Caso contrário, vira o que estamos vendo atualmente.

Eu sinceramente espero que para o mercado fique a lição de que experiência e prudência são sempre bons requisitos para qualquer atividade. Se você não dá sua empresa para um gestor inconsequente administrar, adote o mesmo princípio para o seu dinheiro.

Eu tenho visto vários operadores do mercado dizendo que os investidores não devem sair da bolsa, mas pessoalmente eu duvido muito que o dinheiro deles esteja lá.

Eu tinha um pouco de dinheiro em fundo de ações e já tirei de lá quando a coisa apertou. Realizei o prejuizo e agora estou em renda fixa. Se eu tivesse permanecido na bolsa eu já teria perdido mais.

Mas eu creio que prejuízo também se deve realizar. Infelizmente, a maioria das pessoas só realiza lucros. Mas isso é pessoal.

Eu ainda acho que as Bolsas vão continuar caindo e que ainda é hora de realizar os prejuízos evitando maiores perdas. É o chamado Stop Loss. E esse conceito existe para isso.

À la prochaine...


1 comments:

Babi e Wal said...

Olá, Sô e Fá!

Obrigada pela visita ao nosso blog!

Pois então, quando a gente mandou o dossiê em março, eu já havia apresentado a "attestation de réussite" do DALF C2. Na segunda-feira, fui a Goiânia e busquei o diploma definitivo e já enviei cópia dele na quarta-feira (anteontem), pelo Sedex 10, para que chegasse até ontem de manhã (é que as convocações têm ocorrido nas sextas-feiras, então imaginamos que, chegando até ontem, aumentaríamos as chances de ter alguma notícia ainda hoje). Somente eu (requerente principal) tenho o DALF C2, mas o Wal e eu moramos em Montréal durante 8 meses e fizemos um curso de francês lá (quando mandamos o dossiê, enviamos os certificados da escola em que fizemos o curso também). Por esses fatores, estamos considerando a possibilidade de passarmos sem entrevista, mas até agora não tivemos notícias... vamos ver o que ocorre...

Boa sorte pra nós todos!

Abraços, Bárbara.