Sunday 28 September 2008

Crise dos EUA. O que é mesmo Economia de Mercado?

Eu sei que o nosso espaço aqui deve ser usado para falar do nosso processo de imigração, mas diante dessa crise do mercado financeiro eu não posso ficar sem ironizar a "liberdade de mercado dos EUA."

Lá a liberdade funciona de uma forma que se as empresas derem lucro essa parte fica com os acionistas e se der prejuízo o Governo paga a conta.

Isso tudo seria muito engraçado se não fosse trágico. O modelo econômico norte americano é tão frágil quanto as finanças de uma pessoa que vai sempre se envididando para poder continuar comprando.

E o que acontece nesse ponto? Surge a crise financeira atual do mercado hipotecário. E isso sempre acontece, pois nenhum mercado sobe ou desce sempre.

Agora os EUA querem que o mundo, que durante vários anos deu dinheiro para eles consumirem, pague a conta da falta de seriedade das suas instituições bancárias.

Sem comentários.

E ainda tem agência de classificação de risco e comentaristas econômicos que dizem que investir em papéis do Governo dos EUA é seguro. Colocando isso em termos práticos, você emprestaria dinheiro para alguém que deve a todo mundo e não tem condições de pagar a dívida?

Pois essa é a situação econômica dos EUA.

Update da Sô: Vi essa charge na semana passada e ela é uma ótima ilustração para o post do Fá.


Fonte: TV5.org


0 comments: