Sunday 11 July 2010

Balanço de 1 ano e meio de Vancouver

Faz praticamente um ano e meio que estamos aqui e vou postar algumas idéias e opiniões minhas sobre a nossa imigração.


Língua
Só depois que a gente está aqui é que a gente se dá conta de que é muito mais difícil do que imaginava. Não só pelo meu inglês, mas pelo inglês de todos os imigrantes que vivem aqui. E em Vancouver a coisa fica ainda mais séria...demora um pouco para a gente se acostumar com os diferentes “Engrish” falados. Ler e escrever ficam cada vez mais fáceis, mas a fala é realmente a parte mais difícil.

Cultura
A individualidade das pessoas e a forma como a diversidade se manifesta nesse país maravilhoso só pode se explicar pela tolerância. É muito diferente do Brasil. A não ser que você esteja inserido numa bolha de brasileiros, TUDO é diferente.
As pessoas são independentes e é preciso ter iniciativa para resolver qualquer coisa. Em geral, ninguém fica te bajulando como no Brasil e essa adaptação não é fácil.

Trabalho
A cada dia mês a situação melhora e a tendência é que melhore cada vez mais. Mas no começo aqui a gente precisa trabalhar em alguma coisa que goste, mas num nível bem mais baixo. Hoje, nós dois temos que lidar com situações onde estamos fazendo um trabalho bem simples e que não faríamos no Brasil.
No meu trabalho eu lido muito com imigrantes Chineses e o funcionamento da empresa é bem diferente do que eu tinha no Brasil e do que a Sô tem como experiência aqui em Vancouver. Eu gosto muito do meu ambiente de trabalho e o foco é no resultado sem muita preocupação com a forma como eu faço as coisas. Ninguém fica me vigiando ou me dizendo o que fazer. A responsabilidade de fazer o trabalho é minha.
A experiência de tabalho no Brasil não conta muito por aqui nas nossas áreas e até que a gente prove que é capaz de entregar resultados por aqui as empresas tem receio de contratar. É aí que entre a bendita experiência canadense.
Também é preciso rever alguns dos nossos conceitos e entender que o ambiente de trabalho daqui é diferente e que é preciso aprender algo novo a cada dia.

Dinheiro
Os impostos são altos e o custo de vida também. Equilibrar as contas não é fácil e juntar dinheiro com tanta coisa para consumir é um desafio. Aprendemos algo novo a cada dia e boa parte do que construímos em nossa carreira no Brasil foi embora no primeiro ano pois estudar aqui custa uma fortuna.

Saudades do Brasil
Sinto muita saudade da famíia, de alguns poucos amigos, da comida e do futebol. Não sinto falta de nada mais.

Se alguém quiser saber de algum assunto específico pode perguntar.

Abraços,


Friday 2 July 2010

Aviso aos navegantes

Se vc quer que a gente responda os comentários deixados por favor deixe seu e-mail ou abra seu perfil para a gente poder responder.