Saturday 30 August 2008

Reta Final

Hoje é nosso penúltimo dia no Canadá e já estamos com aquela saudade...

Saudade do francês, das pessoas, da organização e do respeito. Uma das coisas mais marcantes para mim foi perceber a relação dos canadenses com o Poder Público.

Explico...Durante nossa viagem nós visitamos o parlamento em Ottawa e fizemos um tour gratuito. E quando estávamos lá dentro, a ficha caiu para muita coisa. Aqui no Canadá o Parlamento é realmente a casa do povo e serve ao povo.

Em seu jardim externo TODOS podem se sentar, fazer seu lanche, praticar esportes e a noite, no verão, existe uma projeção de imagens na fachada do parlamento que conta a história do Canadá. Sem PM, PF e com muito, mas muito respeito ao visitante e as instituições.

Para muita gente isso é bobagem, mas para quem vem de um país onde os políticos são praticamente todos corruptos e cada vez mais distantes da população, o simples fato de podermos visitar o Parlamento de bermuda e num clima de respeito é algo que não tem preço.

Sabemos que a perfeição é divina e não buscamos isso no Canadá. Mas depois de três meses por aqui podemos dizer que o que vimos da organização do país superou o que imaginávamos e hoje temos certeza de que fizemos uma boa escolha.

Sabemos que aqui existem problemas e preconceito, mas sabemos também que as instituições funcionam e que nosso sucesso dependerá em grande parte do nosso esforço. Estamos certos de que aqui estaremos em casa...chez nous.

Mudando um pouco de assunto...

Ontem nós fomos as compras já que nosso planejamento é chegar por aqui em Fevereiro e precisaremos de roupas de inverno. Compramos botas impermeáveis adequadas a temperaturas de até -30C, polar, luvas, "couche intermédiaire" e "couche de base". Nós já tínhamos os "impermeables" e gastamos uma boa grana.

Agora já estamos preparados para a chegada por aqui e o único problema atual é arrumar espaço nas malas para tudo o que compramos :) Roupas de inverno custam caro, mas como não temos nem idéia do que será o clima daqui, relaxamos e gastamos a grana...

Mudando de assunto novamente...

No final da tarde tivemos um encontro com um "amigo de blog" o Alexandre do J'Arrive Québec. Foi uma conversa breve, mas muito legal. Eles já estão bem encaminhados e os dois trabalhando. Fico imaginando que esse assédio de quem chega por aqui e quer conhecê-los as vezes deve ser um saco para eles. Por isso, aqui fica nosso agradecimento pelo tempo que ele nos dedicou...

Fico por aqui que vamos dar uma última volta por Montréal....


Wednesday 27 August 2008

Trois-Rivières

Na terça-feira deixamos a Ville de Québec e viemos para Trois-Rivières, já que nossa viagem foi traçada considerando as cidades onde existem universidades.

Estamos hospedados num B&B nas margens do rio, com uma vista muito legal e já visitamos uma fábrica de queijos e fizemos um cruzeiro de 90 minutos pelo rio. A cidade é pequena, mas tudo é no lugar.

Infelizmente a Sô não curtiu muito o tamanho de cidade, embora as cidades pequenas daqui tenham uma boa estrutura de transporte, comércio e educação. Mas decididamente, a cidade ganha disparado de Sherbrooke.

Aqui as casas são bem cuidadas e a cidade é limpa. Pelo que podemos perceber ao conversar com a dona do B&B, Thérèse, uma francesa que imigrou para o Québec há algumas décadas, a cidade tem se voltado para o turismo e isso a gente percebe em alguns detalhes.

O que ela também comentou no café da manhã de hoje foi que no Québec existe muito preconceito com relação aos imigrantes. E que também existe racismo. Isso mesmo, racismo. A gente já tinha percebido isso, mas quando alguém que mora aqui diz isso o peso é maior.

Antes que alguém se revolte, ela também fez questão de reforçar que a situação tem melhorado e o preconceito relativo aos imigrantes tem diminuído nos últimos anos. Ela acha que isso acontece em virtude do aumento da escolaridade da população. No Québec nós descobrimos que há poucas décadas as mulheres não iam à escola.

Ficamos por aqui.

À la prochaine!!!


Saturday 23 August 2008

Mudança de planos

Nossa programação de viagem para essa semana era Trois-Rivières, mas quando chegamos lá na terça-feira, surpresaaaa: não tinha lugar para ficar na cidade! Estava tendo congresso, competição de não sei o que e resultado: todos os hotéis estavam lotados. Como estavamos lá, aproveitamos e já reservamos nosso BB para a próxima semana.

Então ligamos para nossos queridos amigos e salvadores Luiz e Anna e conseguimos um lugar para dormir, então cá estamos nós na Ville de Québec!

Hoje fizemos um passeio interessante, fomos para o Mont-Sainte-Anne, que é uma estação de sky no inverno e quando não tem neve, tem trilhas para caminhadas, bike, golf e mais. Mas o principal motivo foi para conhecermos a "Village Canin" que é um espécie de canil dos cachorros da estação de sky, que momentaneamente estão de férias.

Eles tem cerca de 65 cães que no inverno puxam os trenós da estação de sky, ou seja, eles estão de férias mas no inverno pegam no pesado. Os cães são cruza da Husky e Malamute que são cães apropriados para esse tipo de trabalho e para o frio.

Muito queridos e dóceis, uma pena que chegamos quase no final da explicação da adestradora, mas ainda deu para pegar algumas explicações. Como estou com muita saudade dos meus cães aproveitei para dar um pouco de dengo para os cães trabalhadores.

A vista de cima da montanha é linda, mas achamos as instalações da estação muito descuidadas. De qualquer forma, no inverno, como a neve cobre grande parte das "imperfeições" pode ser que o lugar fique mais charmoso. Lá podemos observar que as cores das árvores estão começando a mudar, já estão ficando mais com a amareladas. É uma pena que não estaremos aqui para ver as cores do outono aqui.

Estamos no ritmo de final de viagem e estamos meio preguiçosos e cansados para fazer passeios, mas temos que aproveitar... então amanhã vamos achar alguma coisa para fazer!

À la prochaine!


Tuesday 19 August 2008

Curtas 3

Deixei a preguiça de lado e resolvi dar notícias...

1) Deixamos Montréal – saímos de Montréal dia 12/8. Uns dias antes de botarmos o pé na estrada, como estamos com um carro alugado, fomos conhecer alguns bairros e cidades mais distantes do centro da ilha de Montreal. Conhecemos, ou melhor, passamos por Laval, Pointe-Claire, Lachine, Dorval, Longueuil, St-Hubert, Brossard, Candiac e encontramos diversos locais com imóveis novinhos. O que para nós é muito importante. Ficamos um pouco mais tranqüilos, pois ainda resta uma esperança para Montreal.

2) Passos seguintes: depois de Montreal, fomos para Ottawa e Gatineau e estamos em Sherbrooke. Amanhã a tarde vamos para Trois-Rivières e provavelmente no sábado vamos para Ville Du Québec.

3) Ottawa e Gatineau – adoramos as cidades, são lindas!! Não sei se foi o sol que deu o ar graça, pois os dias ensolarados foram raros nos nossos quase três meses de Canadá, mas ficamos encantados com a as duas cidades. Muito verde, parques para todos os lados, ciclovias, tudo limpo e no lugar! Com certeza elas entraram na disputa da “cidade onde vamos morar”. ;)

4) Sherbrooke – é uma cidade pequena, 151mil habitantes, mas com infra-estrutura de cidade grande, as avenidas principais da cidade são todas duplas, diversas lojas (Future Shop, Zelers, Simons, concessionárias de veículos de todas as marcas, Mc Donald`s e Buguer King 24horas), mas... não rolou empatia com a cidade.

5) Universidades em Sherbrooke - Amanhã vamos fazer um tour na Bishop’s University, universidade de língua inglesa, que marcamos pela internet ontem. Já na Université de Sherbrooke, universidade de língua francesa, foi impossível falar com alguém pois “estão todos muito ocupados com o início das aulas” e olha que eu expliquei para a tiazinha que sou do Brasil, estava aqui para conhecer a universidade pois vou imigrar no próximo ano, mas ela disse que não poderia fazer nada. Quem me conhece deve imaginar como eu fiquei feliz com a resposta! Mas... tudo bem, vai ver que foi um sinal.

6) Olimpíadas – claro que estamos acompanhando as Olimpíadas, mas o que está valendo a pena são as reportagens na Radio-Canada do Jean-René Dufort. O cara é uma figura, vale a pena ver e para aqueles que estão no Brasil é bom para aperfeiçoar a “comprenssion orale”. Para ver as reportagens besta entrar neste link, clicar em "sur demande" e procurar por dia por volta das 11:40. Ele tem uma coluna no site que também vale a pena conferir.

Bom, acho que já dá para saber que estamos vivos, né?!


Friday 15 August 2008

Show de Eddie Vedder

Já faz algum tempo que estou para escrever esse post. Por quê? Porque simplesmente faltam palavras para descrever o que foi o show.

Durante vários anos eu tenho acompanhado o som do Pearl Jam. Seja com cobertura da mídia ou sem respaldo do mercado, os caras sempre tiveram seu espaço. Confesso que as minhas expectativas não eram tão altas, afinal de contas, o show seria apenas do vocalista, mas o cara fez um show maravilhoso.

Ele tocou várias músicas do CD solo e algumas do grupo. Tirando a última música do show, que ele cantou com dois convidados, nas outras músicas ele estava só no palco. Voz e violão!!!

O cara é muito carismático. Brincou com a cidade, convidou uma garotinha que estava comemorando aniversário para subir ao palco e fez festa com a platéia.

Valeu cada centavo!!!

Tem coisas no primeiro mundo que não tem preço. Lugares marcados, organização e o direito de ir e voltar do show andando.


Tuesday 5 August 2008

Montréal Alouettes - Futebol Americano


Na quinta-feira passada nós fomos assistir a um jogo da CFL. O jogo foi bastante interessante, mas os lugares que compramos não davam visão para todas as jogadas, já que ficamos atrás da end-zone. Os Alouettes ganharam a partida por 40 x 33 e a experiência foi muito boa.

Pelo que entendemos todos os ingressos foram vendidos e faz alguns anos que o estadio está sempre lotado.

Se ficarmos em Montréal esse será um programa que irei fazer!

É totalmente americano, mas eu adoro esportes e achei o jogo muito interessante.


Friday 1 August 2008

Orchestre Symphonique de Montréal

Na quarta-feira nós assistimos a uma apresentação do Festival Mozart Plus na Salle Wilfrid-Palletier na Place des Arts. No programa estavam concertos de Mozart, Bizet e Ravel.

Foi simplesmente maravilhoso! A complexidade de uma orquestra é algo que a gente só pode entender quando a gente assiste ao vivo. Nós compramos os ingressos mais baratos que custaram $ 24,84 cada, mas mesmo assim deu pra sentir um gostinho bem especial.

Eu sempre tive a curiosidade de ouvir uma Orquestra pessoalmente e posso dizer que a experiência superou em muito as minhas expectativas.

Esse é um programa que iremos repetir no futuro!