Sunday 29 June 2008

Cat got your wallet? What you should know before you let your veterinarian fill your pet's prescription.

Para quem tem cachorros segue uma reportagem interessante. Parece que a falta de ética não é só dos médicos daqui, mas também dos veterinários...
Mas dá pra comprar alguns remédios na farmácia, basta pedir a receita ao veterinário. A reportagem mostra um local no Québec para comprar os medicamentos, a farmácia de René Côté.

Quote
============================================
The world of people medications is simple enough. You see your doctor, you get a prescription, and you get the pharmacist to fill it. It usually doesn't work that way for pets. If your dog or cat needs medication, the vet writes the prescription and fills it too. You may be surprised to learn that the prices vets charge for the drugs are unregulated and vary widely across the country (and even from one neighbourhood to the next). As Erica Johnson reports, pet owners may have choices.

http://www.cbc.ca/marketplace/2007/11/28/cat_got_your_wallet/

============================================
Unquote


Notre Première Fête Québécoise

Na semana passada nós conhemos um amigo da Shola (nossa hostess), o Eric, e depois da gente conversar um pouco ele nos convidou para uma festa que ele daria para celebrar a sua mudança.
Et voilà, no sábado nós fomos a nossa primeira festa por aqui!

Cada um levou alguma coisa pra comer, o que iria beber e a festa começou às 18:00h. A maioria do pessoal era québécois e pra quem acha que aprendeu francês na Aliança eu diria que aqui a gente precisa aprender a falar e a ouvir uma outra língua.

Eu diria que a metade dos locais tinha paciência de falar com a gente, mas quando a conversa era entre eles, aí a coisa pegava e a gente não entendia muita coisa.

A festa foi muito legal e saímos de lá por volta das 2:00h, pegamos um taxi e voltamos para casa. A maioria do pessoal daqui tem curiosidade para saber o motivo da nossa imigração e durante a noite tivemos de explicar as mazelas do nosso país algumas vezes. Isso doi um pouco na gente.

O que eu achei mais legal foi que todo mundo que chegou na festa cumprimentou quem já estava lá e se apresentou quebrando o gelo. O Eric foi sempre atencioso e chegou para puxar conversa várias vezes. Como sempre a gente termina conversando mais com algumas pessoas a gente conversou bastante com o Juan (espanhol) e sua companheira (québécoise).

Deu até pra falar um pouco de futebol...

Nossa impressão foi muito boa e percebemos claramente como as pessoas daqui são abertas e tranquilas para conhecer outras pessoas. Sem preconceitos e com a mente aberta. A cidade é verdadeiramente multicultural...


Saturday 28 June 2008

Festival de Jazz de Montréal

Palco Externo em frente a Place des Arts


Na quinta-feira nós fomos dar uma volta pelas arenas gratuitas do festival e depois fomos ao Théâtre Maison Neuve assistir ao show do Ministro Gilberto Gil. O show foi muito legal e entre as músicas ele contou um pouco da história do Samba, Baião...em português, francês e inglês.

Tudo muito organizado e sem empurra empurra. Pra quem acha que o teatro Guararapes é organizado, eu diria que precisa viajar um pouco mais. Banheiros limpos, bar com fila organizada, você pode entrar com sua cervejinha no teatro, em copo de plástico é claro. Nenhum tumulto...

Show de Gilberto Gil


No início do show ele agradeceu a organização do Festival em francês, o que foi muito gentil e educado de sua parte. A gente pôde distinguir claramente os brasileiros dos canadenses que estavam presentes. Num determinado momento Gil "acordou" a plateia e os brasileiros todos se levantaram das cadeiras, dançaram e cantaram e demorou uns 10 minutos para que os canadenses fizessem a mesma coisa. Aliás, se levantassem das cadeiras...


O mais legal foi que era aniversário de 66 anos de Gil e a gente não sabia. Parabéns para ele e quem dera o Brasil fosse feito de pessoas como Gil que retratam bem a riqueza artística do Brasil.


Saimos do show perto da meia-noite, pegamos o metrô e em 30 minutos chegamos em casa. A vida anda muito melhor quando as coisas funcionam...


Wednesday 25 June 2008

Fête Nationale du Québec, ou melhor, banho de chuva



Ontem fomos a Fête Nationale du Québec, ver o Défilé des Géants. Até aí tudo bem, meio sem graça, mas faz parte...

O problema foi que estavámos bem felizes no Parc Maisonneuve, achando tudo maravilhoso, a organização, fila para o banheiro sendo respeitada, todo mundo sentando no chão , muitas famílias, crianças brincando...uma maravilha, até parecia sonho, mas... começou a chover. Achamos que ia passar logo, mas São Pedro não deu trégua, mandou água.




Ficamos molhados "feito pinto", como veio o frio, resolvemos ir para a casa sem ver nenhum show. O pior que depois que saimos não choveu mais... Sofrenildo vai a festa...mas tudo bem, não há de ser nada!

Ano que vem tem mais, mas sem desfile de gigantes, o desse ano já valeu pelos próximos!


Tuesday 24 June 2008

La Fête Nationale du Québec



Hoje é dia de festa. É o dia do Québec e aqui as festas são gratuítas e para todos..Sem camarotes e seguranças privados...

http://www.fetenationale-montreal.qc.ca/

http://www.fetenationale.qc.ca/


Comportamento

Voltando um pouco as coisas que incomodam no Brasil, no domingo nós fomos novamente ao Marché Central fazer umas compras de roupas e eletrônios e no ônibus eu contei 4 casos em que as pessoas se levantaram para dar lugar a um idoso.

Detalhe, foi espontâneo e no momento em que os idosos entraram no ônibus.

Depois de algumas paradas mais um idoso entrou e ninguém se leventou, então ele olhou a pessoa mais nova que estava sentada perto dele e pediu o lugar e o adolescente se levantou imediatamente.

E ainda tem quem pergunta por que queremos viver aqui...

É simples, aqui não nos sentimos como ET's, pois a regra é respeitar...


Monday 23 June 2008

Le Festival International de Jazz de Montréal



Hoje nós nos demos de presente a entrada para dois shows pagos do festival. Gilberto Gil e Melody Gardot. Pra quem gosta de música a cidade é um prato cheio..


Saturday 21 June 2008

Le Marché Central - Best Buy

Hoje nós fomos a Best Buy nos deleitarmos com os eletrônicos e ter mais uma vez a certeza de que no Brasil a gente paga o dobro do preço pra consumir produtos que aqui já saíram de linha. É pra gente se sentir mais uma vez com cara de palhaço...

TV’s de plasma, som, rádio satélite, Ipods, GPS, tudo o que quem gosta de eletrônicos como a gente pode sonhar em encontrar. Antes que alguém venha defender o Brasil, a gente comprou o CD novo do Coldplay que custa R$ 27,00 no Brasil + frete por $12,90.

E aqui todo mundo paga imposto. Não tem jeitinho não. O mais interessante dessa questão dos impostos foi que hoje nós fomos tomar um suco aqui na esquina e enquanto conversamos com a dona do lugar que nasceu na Guatemala e mora aqui desde seus 6 anos de idade ela comentou que achou a energia elétrica cara no Chile quando foi de férias.

A gente disse que no Brasil também era bem caro e explicamos que os impostos da energia e telecomunicação são altos para compensar a sonegação de outros setores e a expressão dela foi: SONEGAR É ROUBAR. En français, C’EST UN VOL.

Pas de commentaires...

Agora estamos bebendo um vinhozinho rose que compramos por $12,00 e nós preparando para dormir.

À bientôt,


La biosphère



Ontem nós fomos visitar a biosfera de Montreal que fica no parque Jean Drapeau. O local é muito agradável e dá vontade de andar de bicicleta. Olhando de fora a biosfera é interessante e a arquitetura chama a atenção.

Mas a decepção que tivemos lá dentro só não foi maior devido a vista da cidade. Do quarto andar dá pra ver um pouco da cidade, mas a quantidade de informações é muito reduzida. Se nos perguntarem se vale a pena, nós diremos que sim. A entrada custa $ 10,00 e a história do local está ligada ao meio-ambiente.


Lá nós pudemos ver o carro elétrico Zenn que é produzido aqui no Canadá e cada vez mais a gente de surpreende com a conscientização ecológica da população. Produtos Bio, Comércio Equitável, Transporte Comum, Reciclagem e tudo na linha da preservação do meio-ambiente está presente em todos os lugares.
É realmente impressionante!


Wednesday 18 June 2008

Liste de Prix...

Voici quelques prix que nous avons trouvé dans le supermarché Provigo et la épicerie-santé Rachelle-Béry:

Boisson du Riz 1l - $ 2,49
Salade Bio 375g - $ 3,96
Poire Anjou Kg - $ 3,95
Pomme Bio Chaque - $1,05
Lait Bio - 2l - $ 4,99
Jus d'Orange 2l - $ 3,99
Soupe Commensal 800 ml - $ 4,29
Leffe Bière 350 ml (6) - $ 11,99
Heinz Ketchup 1l - $ 2,99
Kellogg's Bran Flakes 475g - $3,49
Nescafé 50g - $3,29
Salami Genois - $ 4,08
Danone BioActiva (8) - $ 4,99
Pain - $ 2,99
BioVert Détergent - $ 5,99

Dove Peau Sentisive (4) - $4,99
Pate Dental Colgate - $ 1,79
Eau Nestle 500 ml (24) - $ 3,99


As impressões

Acho que deixarei os posts de informações para o Fá e me encarregarei das amenidades. Quando existe alguma coisa que me chama atenção fico que nem criança, repetindo até não aguentar mais... O Fá tem que ter paciência comigo e ele tem!

A bola da vez são as varandas dos apartamentos daqui. Toda vez que saio na rua fico olhando para os prédios e imaginando se irei morar nesse ou naquele. Um dos pontos avaliados é a qualidade da varanda, não é se ela é bonitinha, se tem espaço, qual a vista e sim qual o estado dela! Os prédios daqui em sua maioria são velhos e o que eu imagino é que se a varanda (olhando por baixo) estiver toda detonada o prédio pode estar condenado, é uma questão de tempo para ele cair! Isso tem sido uma fixação. O Fá já não aguenta mais eu falar sobre isso. Acho que as vezes ele queria ter aquele controle remoto do filme Click, para me dar um "mute". É uma pena que não tirei foto para ilustrar este post, mas eu providenciarei. Afinal tirar fotos não é muito nosso forte, sempre esquecemos e olha que acabamos de comprar uma máquina nova!

Com relação a escola, até agora, ça va. Nada de mais, mas também nada de menos. Como estamos no nível "avançado", ficamos conversando muito, mas muito mesmo. A professora nos corrige, diz que a frase que falamos não está boa e pede para nós falarmos de outra maneira (ou seja, em francês, rsrsrs) e assim vai... Nossas colegas são: uma russa, uma chinesa, uma israelense e uma brasileira de Curitiba. O interessante é que todos estão ou já passaram pelo processo de imigração, inclusive a professora que é marroquina... Enfim, estamos numa turma onde os interesses de certo modo são os mesmos. A grande diferença é a maneira de ver as coisas, pois as culturas são bastantes diferentes.

Ontem fomos convidados para a nossa primeira festa aqui, a Shola nos apresentou um amigo, o Eric, que é um québécois de verdade (olha que isso é difícil aqui em Montréal)!!! Ele é uma figura, ficamos conversando (nós tentando entender o que ele falava e ele querendo aprender português) e no final ele nos convidou para o "open house" do seu novo apartamento no dia 28. Vamos ver no que vai dar!

À la prochaine,


Sunday 15 June 2008

Meu primeiro post

Depois de um longo período só lendo e dando pitacos nos posts do Fá, chegou a minha vez de escrever.

Minha amiga M. pediu que escrevêssemos mais no blog, pois ela estava muito curiosa para saber como são as coisas por aqui. Eu entendo muito bem a ansiedade dela, pois há uma semana atrás eu estava nessa mesma situação, lendo os blogs das pessoas que já estão aqui e imaginando...

Pois é, aqui estamos nós, num país desconhecido que será nossa futura casa. As primeiras impressões estão sendo boas, existe respeito e a falta dele no Brasil é uma das coisas que tem me incomodado bastante. Uma das coisas que mais me impressionou até agora, foi a história da faixa de segurança, o pedestre sempre tem a prioridade, é só botar o pé na rua e ir. Eu até imaginava que isso existia, mas é muito estranho quando estamos vivendo.

Outra coisa que achei muito interessante é o fato do povo estar falando em francês e de repente muda para o inglês e volta para o francês, e assim vai, sem estresse. É muito estranho, mas bem legal. Eu sempre achei que meu inglês não prestava e o Fá dizia que isso era coisa da minha cabeça e como boa "mulher" que sou, eu continuava achando que o meu inglês não prestava. Enfim...ele presta! É o que está me salvando aqui. Tenho procurado falar francês, mas quando o negócio trava, vai com o inglês mesmo.

Depois de uma semana cansativa, viagem, caminhadas, faxina, resolvemos "pegar leve". Fizemos um passeio pelo Vieux-Montréal e pelo Vieux-Port, que é a parte do antigo porto da cidade que foi reformado há alguns anos. Muito legal, como hoje é o Dia dos Pais daqui, o astral das pessoas estava ótimo, todos sorrindo, andando de bicicleta, muitas famílias. Tomamos um sorvete de érable no Les Delices de l’érable, uma delícia! No caminho para casa, passamos no Schwartz’s e pegamos um sanduíche de carne defumada, que também estava uma delícia.

Bem vou ficando por aqui, mas serei mais freqüente!

À la prochaine,


Saturday 14 June 2008

Bicicleta , Show e Poeira

Ontem nós tentamos comprar 2 bicicletas usadas, mas não conseguimos. A impressão que tivemos foi de que todo mundo teve a mesma idéia. Daí fomos a Canadien Tire para comprar um nova, mas somando capacete, cadeado e luva nós iríamos gastar cerca de $ 400,00. Então as Bikes vão ter que esperar...

Um aviso aos que virão por aqui: Existe muito roubo de Bikes! Para evitar isso as pessoas usam cadeados que chegam a custar $ 40,00 com seguro incluso e levam o assento da Bike quando a deixam estacionada. Nada é perfeito...

Então para nós o transporte vai ser de ônibus e metro.

A noite nós fomos a uma apresentação de nossa hostess Shola Doummar e parte do grupo Libertà na Maison de Sir George-Étienne Cartier. Foi bem interessante e diferente. Infelizmente o grupo estava reduzido a 3 integrantes em virtude do local da apresentação, mas valeu a pena.

Hoje pela manhã estamos dando uma limpadinha básica no nosso quarto, pois limpeza não é o forte por aqui. Minha alergia tá apitando de tanta poeira. Dá pra entender que as coisas não sejam tão limpas quanto no Brasil, afinal de contas a mão-de-obra custa caro, mas neguinho também usa isso como desculpa pra não fazer as coisas.

À la prochaine,


Wednesday 11 June 2008

Visita à Escola e Compras na Rue Ste-Catherine

Bonjour,

Hoje nós tivemos o nosso primeiro contato com a escola Axion21 e nossas expectativas foram bem atendidas. O público deles é um pouco diferente do que vai regularmente para as escolas de linguas, c'est à dire que na escola a maioria é de adultos como nós. Eu adorei isso!

Fizemos um teste oral para complementar o escrito e determinamos nosso nível de francês. Na próxima segunda-feira começarão as aulas. A escola é pequena e o ensino é bem direcionado.

Saindo da escola fomos as compras. Compramos uma máquina fotográfica da Olympus, modelo 850 na Future Shop + um cartão de memória de 2GB e a partir de amanhã teremos fotos.

Também compramos um celular prepaid da Telus que com $40,00 em créditos saiu por $ 80,00. Cada ligação custa $0,25, seja para fazer ou receber chamadas. Nós optamos por um plano extra onde pagamos $1 por dia para não ter o custo ao receber chamadas e o pessoal do Brasil vai falar com a gente por $ 0,05 por minuto via Skype.

Foi difícil de segurar a Sô que queria um Blackberry, mas isso custaria mais que o dobro em um contrato de 3 anos.

As primeiras impressões das pessoas foram boas. Em geral elas são prestativas e atenciosas e não se incomodam de parler doucement avec nous.

Uma nota para quem pensa em vir para cá: comida custa caro. Um lanche com dois sanduiches e dois refrigerantes custa cerca de $ 16,00. Ontem tomamos uma cervejinha por $ 4,25 cada, mas no supermercado sai por cerca de $1,20.

É mole?


Tuesday 10 June 2008

A Viagem...

Nossa viagem começou às 03:30h da madrugada de domingo para segunda quando pegamos o vôo de Recife para São Paulo.

Chegando à São Paulo nós optamos por um Day use (R$ 95,00) num hotel da cadeia Best Western que fica perto do aeroporto de Guarulhos . O hotel oferece transfer, o quarto é legal para descansar, mas o restaurante é caro e a internet sem fio é péssima.

Deixamos o hotel às 17:00h e chegamos em Guarulhos em 20 minutos. Compramos alguns dólares canadenses para viajar, e fomos para o check-in da Air Canadá.

Nosso vôo saiu com 40 minutos de atraso às 22:25h e chegamos em Toronto às 07:15h. Fizemos a alfândega e tivemos de mudar de vôo devido ao atraso, mas os vôos são regulares e o processo de mudar de vôo simples e prático. Nada parecido com o Brasil.

Depois de uma hora vôo chegamos em Montreal com um calor insuportável. Pegamos um taxi ($ 45,00) até a casa de nossa hostess, conversamos um pouco em Francês e Inglês e fomos almoçar uma pizza.

Depois passamos num supermercado que fica a duas quadras do apartamento e compramos pão, queijo, presunto, cereal e etc. Quando chegamos no apartamento caímos no sono e não fizemos mais nada.

Parece que teve uma tempestade por aqui, mas a gente estava dormindo...

Amanhã nossa rotina começa...


Friday 6 June 2008

Montreal - Viagem de Prospecção

Na próxima segunda-feira nós estaremos embarcando para Montreal numa viagem de prospecção. A idéia é estudar 2 meses de francês e conhecer um pouco a cidade e suas universidades.

Nossa viagem já estava programada há algum tempo, mas o visto só saiu ontem a tarde, em cima da hora. A gente já tinha até desistido de ir, mas o visto saiu e agora a gente tá indo de última hora.

Assim que tivermos tempo, postaremos as novidades, mas ainda não sabemos se teremos internet na nossa acomodação.

À bientôt,


Tuesday 3 June 2008

Para o Botafogo..Kleenex



Clube Naútico Capibaribe - Nota Oficial

Recife, 02 de junho de 2008

NOTA OFICIAL

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, em nome de todos seus associados, vêm, publicamente, esclarecer alguns fatos quanto aos incidentes ocorridos dentro do Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos) na data de ontem (01/06/2008), por ocasião da realização da partida entre o Náutico e o Botafogo (RJ), válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional – Séria A.

Os incidentes ocorridos foram provocados pelo atleta expulso pelo árbitro da partida e pelos seguranças privados contratados pelo Botafogo, que se recusaram a cumprir as determinações da Polícia Militar de Pernambuco, sem qualquer influência ou participação do Clube Náutico Capibaribe, através dos seus dirigentes ou atletas.

O Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos) de propriedade do Clube Náutico Capibaribe é dotado de toda a infra-estrutura necessária à realização de eventos esportivos, com todas as dependências exigidas e recomendadas pela legislação pública e também pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, inclusive e especialmente relativas à segurança das agremiações, seus atletas, imprensa e público em geral.

Além disso, o Clube Náutico Capibaribe adotou todas as providências que lhe competiam para prevenir e reprimir eventuais ocorrências dentro da sua praça de desportos, de forma que não se verificou qualquer risco à integridade física dos envolvidos e de todos os presentes no estádio.

Por fim, o Clube Náutico Capibaribe, não tendo nenhuma responsabilidade legal ou desportiva quanto aos fatos ocorridos, confia e espera serenamente na rigorosa e isenta apuração dos mesmos, assim como no encaminhamento dado pelas autoridades competentes e imprensa nacional.

Maurício Cardoso de Barros
Presidente da Diretoria Executiva

Sérgio Alencar de Aquino
Presidente em Exercício do Conselho Deliberativo


Futebol - Mais Uma Palhaçada do Botafogo

Nos últimos dois meses o Botafogo decidiu que o mundo está contra ele. Não adiantam as imagens, não adianta o espírito esportivo, nem muito menos a experiência de seu presidente na gestão de um esporte que aqui é bem mais moderno do que o futebol. "O MUNDO ESTÁ CONTRA O BOTAFOGO".

O que aconteceu aqui foi sério, mas não foi nenhuma aberração. O árbitro errou e não se portou de acordo com sua obrigação, a polícia foi truculenta e o jogador acha que está acima da lei. É o retrato do Brasil.

O que não dá é pra ficar ouvindo o Bebeto “chorão”, o Eurico Miranda “ditador” e o Luxemburgo “pimentinha” falando besteira e tendo espaço na mídia. Vamos com calma que o futebol não precisa disso. Quanto ao Abel eu não entendo o que acontece, mas deve ser dor de cotovelo de quem perdeu para o Sport.

A verdade por trás disso é que o Naútico brigou para receber uma cota maior da TV. Agora é a vingança. Pode escrever que ainda vem mais contra nós.

E o Botafogo ainda vai fazer mais besteiras...